Pinheiros do ParanáQue bom tê-los como areia no mar...
Capim, Djavan.
É tempo de outono, o friozinho persistindo, prometendo um inverno rigoroso. O apetite muda e pede comidinhas mais calóricas. Como diz um bom e velho amigo meu do Rio de Janeiro (ele é de Niterói), o pessoal do sul (!, rs) adora "comida com queijo gratinado e sobremesa com chocolate". Ah Milton (Abirached, meu amigo do Rio), uma coisa eu lhe digo: quanto mais "queijão gratinado" e quanto mais chocolate, mais gostoso fica, rs... Se bem que aqui no "sul" têm muitas outras gostosuras. Tem pinhão, por exemplo, típico da nossa região.
Mas soube de algo que achei muito interessante. O tipo de gordura existente no pinhão é denominada “gordura boa” (insaturada) de mais fácil digestão do que as da carne (saturadas), por isso seu consumo é indicado, mas deve-se tomar cuidado com o valor calórico. 1 unidade tem cerca de 30 calorias. Desta forma, não se deve exagerar ! Hum, mas quem resiste a uma porção de pinhão cozido, quentinho, saído da panela (basta colocar a porção na panela de pressão, cobrir com água, e cozinhar até a casca começar a abrir) ? Ou assados diretamente na chapa do fogão à lenha (quando estiverem com a casca escura, é só abrir e comer) ?
Pinhão tem gosto de clima frio, tem sabor de festa junina (festa de escola, que vêm naqueles saquinhos comprados em barraquinhas), tem jeito de comida típica e está em alta nos cardápios dos restaurantes como ingrediente regional. Dá uma olhada nos restaurantes contemporâneos e bistrôs e vai achar sugestões de vários pratos com o pinhão, a quirerinha da Lapa, e até o nosso barreado de cara nova, entre outros.
A minha amiga Letícia (Furtado) sugeriu uma Sopa de Pinhão! Achei a idéia ótima. Procurei algumas referências e achei este link (tá tudo lá, ingredientes e modo de preparo de três tipos de sopas, inclusive da receita de Sopa de Pinhão de Curitiba). Veja:
Ah, e tem esse vídeo (youtube), que dá uma receita bem bacana da dita sopa! Confira:
Bom inverno, saboroso, com gosto de pinhão e outras gulodices mais, muitas cobertas, lareiras, vinhotes e ... Hehe !
13 comentários:
Hum, que delícia! Lembro da minha mãe cozinhando o pinhão na panela de pressão! Ela fazia com tanto carinho pra família toda! Depois nos reuníamos em volta da mesa para comer, acompanhado de um belo quentão, feito com vinho de galão, gengibre e algumas gotas de limão...Uma cozinheira e tanto!
Um prato gostoso que comi também que leva o pinhão é: "Madalena de Pinhão com Carne Seca". Muito saboroso, leve e com um gostinho picante.
Você me abriu o meu apetite, Davi, vou comprar pinhão na feira no próximo sábado e matar a saudades.
Grande abraço c/ muito carinho, Liliane
ai ai, agora fiquei com vontade de verdade!! quase tanta vontade qto de aipim com frango... hehe
realmente, tem pouca coisa melhor... mas acho que já te contei o que acho melhor do que pinhão quentinho, saindo fumacinha!! hihihihi
bjos............ aguardo sopa!!
Não tem como não lembrar da infância, vendo estes pinhões maravilhosos!!Lembro q minha mamis descascava pra mim, montanhas deles...Eram momentos muito agradáveis, relembrá-los traz uma nostalgia...Obrigada, amore, por trazer tantas lembranças boas à tona...
Lembrando a bagunça q fazia cm as cascas dos pinhões resolvi publicar esta singela poesia de Bastos Tigre:
O caroço
Bastos Tigre Uma poesia da minha infância
Eu comi ontem no almoço
A azeitona de uma empada.
Depois botei o caroço
Sobre a toalha engomada.
Mas mamãe que tudo nota
Me ensina com carinho:
O caroço não se bota
Sobre a toalha, meu benzinho.
Toda pessoa de linha,
Educação e recato,
O osso, o caroço,a espinha,
Põe no cantinho do prato.
E eu, depressa lhe respondo:
Mas mamãe, repare bem,
Meu prato é todo redondo,
Cadê cantinho? Não tem!
Digo e repito, o melhor de tudo isso é poder compartilhar, na cozinha, dessas histórias que dão sabor às nossas vidas !
Gente experimentem pinhão com chimichurri, é muito bom!!!
Acabei de aprender que o que eu tenho aqui em casa não é chimichurri...rs
Tenho apenas os ingredientes secos do molho. Meu chimichurri de ontem foi improvisado: descasquei os pinhões, reguei-os com azeite de oliva e polvilhei os ingredientes secos do molho chimichurri por cima!
Oi! Oi!
Recebi esta receita que compartilho!
Torta de pinhão
Massa:
3 ovos
100g de margarina
2 xícaras de farinha de trigo
Recheio:
200g de requeijão
100g de queijo cheddar picado
100g de mussarela picado
100g de provolone picado
100g de presunto ou peito de frango defumado picado
500g de pinhão cozinho e picado
Modo de preparar:
Massa: misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa e homogênea. Forre uma forma de quiche untada e enfarinhada, nos fundos e laterais.
Recheio: Misture todos os ingredientes e jogue por cima da massa, terminando com queijo parmesão por cima do recheio.
Assar em forno pré-aquecido por mais ou menos 40 min.
Hum, gulodices de inverno, hehe!
Sugiro a leitura da matéria da Gazeta do Povo, caderno Bom Gourmet desta semana, que fala sobre aipim, pinhão, receita de pinhão com queijo (como a que a Dani postou) etc e tal:
http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/conteudo.phtml?tl=1&id=1127334&tit=Caipira-com-orgulho
Que delicia!!!!
Agora também tenho um blog!Quando puder comentar lá...
Estou pensando no pinhão..hehe!!!
Pinhão,como não lembrar da infância...tem mais um modo de assar,quando criança buscava os sapes secos sob a grande copa do pinheiro juntamente com meu Pai e meus irmãos,fazíamos um montinho de pinhão cobria com os sapes e acendia a fogueira,tava feita a sapecada e a diversão.Ohh saudades.
Hum, pinhão assim eu nunca comi... Cozido e assado na chapa já conhecia, mas sepacado ainda não.. Fiquei com vontade de experimentar essa sapecada!
ESTOU PRECISANDO DE RECEITA COM PINHÃO,POIS ESTOU COM UM SACO AQUI EM CASA,ALUEM PODE ME AJUDAR
OBS:RECEITA BARATA
BEIJO A TODOS
Postar um comentário