terça-feira, 31 de maio de 2011

Eu fiz: CASSOULET DE INVERNO

(Fotos: David Mafra)



Esta é uma receita deliciosa, de "A Cozinha do Bruxo", postada por Leila Maggi, durante nosso bate-papo (em "Frase do Dia", 24 de maio). Cassoulet , prato típico francês, é um cozido com feijão branco e carnes diversas (frango e porco são as mais comuns de serem usadas). O prato é apontado como um dos que deram origem à nossa feijoada. Por isso, o Cassoulet é também conhecido como a "Feijoada branca".



Ingredientes:


* 2 xícaras (de chá) de feijão-branco
* 2 colheres (de sopa) de óleo
* 3 linguiças calabresas fatiadas
* 1 cebola grande picada
* 2 dentes de alho espremidos
* 2 tomates (sem pele e sem sementes) picados
* 1 ramo de alecrim fresco
* 1/2 xícara (chá) de salsinha picada
* 1 colher (de sopa) rasa de sal
* 1 colher (de café) de pimenta-do-reino
* 6 xícaras (de chá) de água fervente

Adaptei os ingredientes, conforme meu paladar. Em vez de utilizar as 3 calabresas, usei uma calabresa, uma linguiça paio e um pedaço pequeno de peito de frango (cortado em cubos e selado). Incluí também um caldo de bacon na água fervente para dar mais sabor. Ich! Esqueci de acrescentar a salsinha (peguei, deixei ao lado, mas esqueci de adicionar, estava tão empolgado com a feitura do prato que me distraí ! ).

Dourar cebola e alho,
acrescentar o tomate pelado,
juntar a calabresa,
o paio, o frango e a água fervente.














Não esquecer do feijão branco.
Após os 25 primeiros minutos.
Voilà !














Preparo:

Deixe o feijão-branco de molho na água por 24 horas. Em uma panea de pressão, aqueça o óleo em fogo médio e doure a calabresa, o alho e a cebola por 3 minutos. Adicione os tomates, o feijão escorrido, o alecrim, o sal, a salsa, a pimenta-do-reino e refogue por 5 minutos. despeje a água fervente, feche a panela e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos, após iniciada a pressão. Deixe a pressão sair, abra a panela, volte ao fogo médio e deixe ferver por mais 15 minutos ou até engrossar. Sirva em seguida.

Como incluí o paio e o frango, segui o preparo selando o frango e dourando o paio, em seguida, dourei a calabresa, dando continuidade ao preparo. Após o tempo de cozimento na pressão, acrescentei o roux ( mistura levemente cozida de partes iguais de farinha e gordura, nesse caso, 1 colher de farinha de trigo, 1 colher de óleo, rapidamente aquecidos na frigideira ) para engrossar o caldo.

Ficou divino ! Confesso, ainda não havia feito Cassoulet , foi a primeira vez e ficou magnifique ! Excelente sugestão para esses dias. E como disse Leilinha : "ainda mais se tiver um bom vinho e uma boa companhia...". Minha querida, você tem toda razão !

9 comentários:

Anônimo disse...

Ótima pedida!!!! Como sugestão, para o "roux", é reservar uma colher do feijao cozido e esmagar com uma colher até que se crie uma pasta. Adicionar essa pasta nos 15 minutos finais de cozimento. O caldo da uma boa encorpada. Abraço,
Joaquim

Anônimo disse...

Boa sugestão, Joaquim !
Grande abraço
David

Leila Maggi disse...

Q dili, q dili, q dili!!!Amei, Davidzinho, como sempre, a apresentação do prato ficou impecável!!!Vc é mesmo um mestre!!!Ti voglio molto bene, amore mio!!!!

David Mafra disse...

Sugestão sua, amore ! Agradeço e aceito novas dicas ! Bacio ;-)

miguel angel disse...

Que tal em uma panela espetar cravo da India na cebola e cozinhar junto com o feijão branco.
Em outra panela carnes varias ( frango, carne gado, linguiça calabresa, todo temperada gosto e molho ou extracto de tomate. Depois de ferver juntar o feijão e a carne em e ferver até engrossar.
Miguel

David Mafra disse...

Olá Miguel, muito bom vê-lo por aqui. Que tal ser também um seguidor? Grande abraço

Leila Maggi disse...

Eu fiz este bolo, inspiração do "Bruxo" e ficou maravilhoso... Bolo de Chocolate e Banana
.
Ingredientes:

* 8 bananas-nanicas (ou 4 bananas pratas
* 1 xícara (de chá) de óleo
* 1 lata de leite condensado
* 4 colheres (de sopa) de açúcar
* 5 colheres (de sopa) de chocolate em pó
* 3 ovos
* 2 xícaras (de chá) de farinha de rosca
* 1 colher (de sopa) de fermento em pó
* Margarina (para untar)
* Farinha de trigo (para enfarinhar)
* Açúcar e canela em pó (para polvilhar)

Preparo:

Amasse as 6 bananas-nanicas (ou 3 pratas) e bata-as no liquidificador. Em seguida, adicione o óleo, o leite condensado, o açúcar e o chocolate em pó. À parte, bata os ovos, junte à mistura de banana (sem bater, só misturando) e acrescente a farinha de rosca e o fermento. Então, despeje a massa em uma fôrma untada e enfarinhada, cubra com fatias das bananas restantes, e leve para assar em forno pré-aquecido à 180°C, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Por fim, retire o bolo do forno e polvilhe o açúcar e a canela em pó na superfície. Maravilhoso para um lanche numa tarde fria...

David Mafra disse...

Hum, mais uma receita ? Que maravilha ! Preciso fazer e experimentar ! :)

Hildemor disse...

Não sei se ficou bom: não experimentei! Kkk!!!