domingo, 18 de setembro de 2011

Eu fiz: RISOTO ITALIANO

(Fotos: David Mafra)



Risoto Italiano
Risoto Italiano entrou na moda ! E com méritos: é delicioso, relativamente fácil de fazer e é ótima pedida em vários momentos. No início, este prato costumava causar um certo estranhamento. Afinal, estávamos todos acostumados com o tradicional risoto feito com arroz branco e com frango desfiado. Ao experimentar o risoto do tipo italiano, feito com arroz arbóreo (de consistência mais dura e textura ao dente), inevidavelmente tinha-se a impressão de que se tinha deixado pouco tempo no fogo o dito do risoto. Mas, após vencida esta primeira etapa, o risoto do tipo italiano conquistou grandes audiências e agora faz parte do cardápio de jantares íntimos, festas e eventos ! Vamos à receita do RISOTO ITALIANO DE TOMATE SECO, BRIE E RÚCULA:



Cebola picada
Alho também picado
Arroz do tipo arbóreo














1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1 xícara de arroz do tipo arbóreo.

Vinho branco
Caldo de frango
Na panela














1 xícara de vinho branco seco, 1 litro de caldo de frango (dá mais sabor do que o caldo de legumes - faça o caldo artesanalmente ou dissolva tabletes na água). Numa panela funda, refogue a cebola e o alho, acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Coloque o vinho branco e comece a mexer (você fará isso durante todo o processo).

Mexer é o segredo
Acrescente os
demias ingredientes
O ponto é ao dente















Após ter secado o vinho, acrescente cerca de 2 xícaras de caldo e volte a mexer. Repita o processo por pelo menos mais uma vez. Experimente o ponto. Quando estiver já mais amolecido e quase ao dente, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga sem sal e misture. Na sequência, coloque o tomate seco (a gosto) e pedaços de queijo do tipo brie (a gosto tbém). Por último, acrescente a rúcula (a gosto) e o queijo ralado do tipo parmesão, para dar um toque especial. Veja se o ponto está ao dente e mantenha o risoto úmido. Para outros tipos de sabores, constuma-se acrescentar o creme de leite. Aqui não foi necessário, pois utilizamos o brie que é bastante cremoso.

Voilá!
Bon apétit!
Tim tim!














E está pronta a receita. Basta você montar o prato com algumas folhas de rúcula crua, caprichar na medida e finalizar com um pouco de queijo ralado por cima e um fio de azeite de oliva! Saboreie esta delícia com um bom vinho ! No caso, foi um Cabernet Sauvignon chileno ! Salut !

.

2 comentários:

Leila Maggi disse...

Amo risoto!!Qdo vou aos restaurantes de Sta Felicidade, é o prato q mais aprecio, acompanhado daquelas saladas maravilhosas q são servidas cm bacon crocante...Uma dili, amore!!!

David Mafra disse...

Olha, risoto é uma das minhas especialidades.. Faço e saboreio de boca cheia, hehehe! Realmente, delicioso! Hummm...