sexta-feira, 13 de maio de 2011

O AIPIM É NOSSO !

(Fotos: David Mafra)
(a raiz descascada e cozida)
No feriado da Páscoa, tive a oportunidade de fazer vários pratos, entre eles, "Aipim com Frango". Estava contente, pois havia chegado de Irati com a feira feita. Dona Antônia (uma querida, mãe da Claudete Camargo) me presenteou (e que presente!) com salsinha fresca, chuchu (do próprio quintal), abóbora (da Chácara Sto. Expedito, arredores da cidade) e aipim, e que aipim! Feliz da vida, tirei foto e tudo e postei no Facebook! E para a minha surpresa, começaram os comentários suculentos sobre essa raiz de origem sulamericana! E não eram comentariozinhos quaisquer não, eram verdadeiros desejos gastronômicos traduzidos em palavras!




(indo pra frigideira)
Olha só o que a minha amiga Marta Strambi-Kramer (atualmente morando nos Estados Unidos) comentou: "Ai que saudade de uma mandioquinha com manteiga!!!". E a queridíssima Elke Aronson disse: "Nossa, cheguei a sentir o gosto do aipim...". Elke está em Tel Aviv e tem um filhinho que é a coisa mais linda com um nome que combina com ele: "David", hehe! Ana Luiza Curi falou: "Eu quero isso!". Ana tinha acabado de chegar de uma viagem da Europa e complementou: "saudades de sabor local!".
Já estava pensando que era coisa de brasileiro com saudades da nossa comidinha (isso acontece e é mais comum do que a gente imagina!).



(o famoso "Aipim com Frango")
Passado alguns dias, fui almoçar com Camilla (Mantovani) e vejam o que ela pediu: "Escondidinho de Camarão", com mandioca (como também é chamado)! Aipim gente! Então, pensei comigo: Não é só quem está fora do país que gosta de macaxeira não! O público feminino aaama aipim!
Este sabor, que é tão nosso, que faz parte dos mais variados pratos de origem indígena, que está tão presente na nossa culinária, tem o poder de despertar os desejos mais entusiasmados e é ingrediente certo no cardápio de restaurantes e de quem quer conquistar o "estômago" de uma mulher!




11 comentários:

Leila Maggi disse...

Talvez pela versatilidade do aipim q o amamos tanto, q pode ser sequinho e crocante, cremoso, ensopadinho...hummm...nem dá pra saber como ele fica mais gostoso!!!!!!!!

bagagens&destinos disse...

Vou montar uma comunidade e um grupo de apoio: MULHERES QUE AMAM AIPIM!! huahuahuahua
Mas que essa sua receita é td de bom, isso é...

bagagens&destinos disse...

hum... eu sei como ele fica mais gostosoooo!!
David, aquele jantar estava uma delícia hein?!

Leila Maggi disse...

E como hj é dia 13 d Maio, dia da Abolição da Escravatura, dia do niver do Robert Pattinson e dia do Chef d Cozinha, não poderia dxar d postar um PARABÉNS pro meu querido David...Parabéns por ter a coragem e a ousadia d se aventurar por esse mundo mágico q é a arte culinária, e q só os muito talentosos e sensíveis conseguem um real destaque...Sucesso sempre pra vc, querido!!!!

bagagens&destinos disse...

hj é o dia do Chef de Cozinha?
Nossa!! Tem que comemorar... vamos ver que receita maravilhosa virá pra esse dia especial... hehe

David Mafra disse...

Parabéns a todos que adoram cozinhar, que fazem de cada refeição um momento especial e que tornam suas vidas melhores através da gastronomia!
Viva!

David Mafra disse...

Obrigado gente!
A maior satisfação de um cozinheiro é agradar os seus clientes e a maior realização de um blogueiro é ter quem o leia! Vamos em frente!

Elke Aronson disse...

Welll, what can I say? Aipim é bom, preparado por você, tenho certeza que muito melhor. Fácil entender os motivos de tanta paixão, seja pelo aipim ou pelo cozinheiro... hehehehehehe.
Adorei a menção, amado! David também agradece, e pode ter certeza, ambos provaremos a iguaria de suas mãos, ele na versão "baby gourmet", e a mãe dele assim, numa versão mais... adulta... hahahahahahaha! Beijos e saudades.

David Mafra disse...

Beijos pro amado David! E beijocas pra vc, Elke querida !!! Hehehe ! ;)

Camilla disse...

Huuum!Sugiro uma sopa cremosa de aipim para comemorar frio que se anuncia.
Pode ser acompanhada de um vinho...um abraço aconchegado sob a manta quentinha...ai, ai..as delícias de uma sopinha caseira!

David Mafra disse...

Huuum , boua sugestão ! ;)