terça-feira, 10 de junho de 2014

Estabelecimentos reprovados pela Anvisa criticam avaliação

(Fonte: Band News FM)

Sete estabelecimentos de Curitiba foram reprovados em uma avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que percorreu bares, lanchonetes e restaurantes da cidade.  Foram avaliados itens como questões de higiene, manipulação, armazenamento e conservação de alimentos em 143 estabelecimentos. A inspeção passou por seis rotas gastronômicas: Santa Felicidade, Juvevê, Centro Histórico, Avenida das Torres, Matheus Leme e Batel. Os reprovados são: Albatroz, Clube do Malte, Costelão do Gaúcho (da Rua Matheus Leme), Engenho de Minas, Mondo Birre, Mr. Green e Pata Negra. O diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal, Luís Armando Erthal, explica quais foram os principais problemas encontrados.

O índice de reprovados é menor do que o registrado na primeira avaliação. Segundo o diretor, a nova avaliação aponta que mais estabelecimentos alcançaram a classificação máxima.

A avaliação foi feita em 11 das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. A classificação vai de A (excelente) até E (ruim). Dos sete estabelecimentos reprovados – que foram avaliados como D ou E – três aceitaram gravar entrevista até o momento. O proprietário do Mondo Birre, Marcos Pereira, alega que está há poucos dias com o local, mas que vai realizar uma reforma completa.

Já o dono do Clube do Malte critica a análise da Anvisa. Douglas Salvador disse que foi notificado pela Anvisa que passaria por um processo de certificação que seria facultativo e que o Clube do Malte não participou. Por isso, Douglas questiona o termo “reprovado” utilizado no resultado.

Já o proprietário do Pata Negra, Carlos Aichinger, avalia que a fiscalização é importante, mas ele crítica o rigor excessivo dela.

O dono do restaurante Mr. Green, Félix Donissoni, disse que a má avaliação é referente a questões estruturais pois  a casa onde fica o estabelecimento é antiga e por isso não houve tempo de fazer as modificações estruturais. Segundo ele em nenhum momento o Mr. Green teve qualquer tipo de avaliação negativa com relação a higiene e a conservação dos alimentos. No Costelão do Gaúcho, ninguém quis se manifestar. Já o Engenho de Minas alegou que a Anvisa não questionou os produtos deles e o que foi questionado foi só a estrutura. O local também disse que renovou o contrato com a Vigilância Sanitária no dia 17 de março e que o estabelecimento está dentro das regras estabelecidas pela Vigilância. A reportagem tentou contato com o restaurante Albatroz mas até agora não houve resposta.

Nenhum comentário: