domingo, 10 de julho de 2011

Eu fui: ACRÓTONA SOPAS E PIZZAS

(Fotos: David Mafra)

Noite fria na cidade, vontade de comer algo reconfortante. Hum, sopa parece ser uma excelente pedida. Sopa quentinha sempre restaura ! Lembro-me de algumas opções: A Pamphylia, Dona Ambrosina e... Ácrótona ! É mesmo, localização central ( na Cruz Machado ) e a tradicional sopa nas cumbucas. Por várias vezes, a casa foi indicada na Veja Curitiba ( Comer & Beber ) nesta categoria. O restaurante é antigo ( quase 40 anos ) e já passei por lá em vários momentos da minha trajetória: na faculdade de Comunicação, em temporadas das peças de Teatro que fiz parte, com amigos do peito, com a família... Mas fazia algum tempo que não passava por lá.


Novo letreiro
Velha escada
Antiga cristaleira














Na chagada, percebi algumas mudanças, com um novo luminoso. Ao entrar, observei que, de forma geral, a casa mantem seu aspecto original, com móveis e objetos que lembram um mix cantina e taverna. Mas foi ao entrar no salão que notei a principal mudança: as sopas agora são oferecidas na modalidade de buffet ( R$ 14,50 por pessoa ). Agora, as tigelas individuais foram substituídas pelos pratos de sopa e as porções ficam a critério do cliente.

Buffet variado
As cumbucas foram substituídas
Come-se a vontade


Milho verde
Canja
Eslava














Na maratona, comecei pela sopa de Milho verde: frango desfiado, milho e tomate. Segui com a Canja:  frango desfiado, batata, tomate, batata salsa, arroz e cenoura. E fui pra minha favorita, a Eslava: carne, batata, cenoura e molho tipo strogonoff.

Acompanhamento
Vinho
Canjica de sobremesa














Para os estômagos famintos, acredito que a modalidade de Buffet é a melhor pedida, mas cofesso, acho que sou saudosista, talvez pela tradição de cerca de 30 anos de serviço ( acompanhei pelo menos uns 15 anos ), que senti falta das cumbucas !... Mas as sopas continuam boas, o preparo segue a tradição da casa e foi muito gostoso ter ido até lá ! Saí restaurado e satisfeito.

Mais um pouco do restaurante.
Detalhes típicos
e pitorescos!














Endereço: Rua Cruz Machado, 408, Centro.
Telefone: 3233-4690
Horário: 18h/0h (sex. e sáb. até 1h)

Para saber mais, acesse: http://www.acrotona.com.br/index.html



5 comentários:

Leila Maggi disse...

Oi, amore!!!Nossa, há qto tempo não vou ao Acrótona!!!Adoro uma boa sopa, e minha predileta d lá é a eslava. Tb prefiro as cumbucas...Acho muito mais charmoso...Mas as coisas mudam, não é mesmo? Bj d saudade...

Anônimo disse...

Que boa dica!! Há tempos que não vou na Acrótona. Tinha apagado da minha memória esse local.
Eu adoro sopas.
Esses dias fui na Dona Ambrosina, que fica no Jardim Social.

Grande abraço, Liliane

David Mafra disse...

Leilinha, amore! Concordo com vc, as mudanças chegaram, mas prefiro o charme de algumas coisas! Bjs e saudades tbém!

David Mafra disse...

Lili,
Dona Ambrosina é ótimo! Faz tempo que também não vou lá!
Num próximo dia frio, confiro o lugar!
Boa semana!

Bjs

bagagens&destinos disse...

hum... uma sopinha sempre vai bem! fui tanto no Acrótona na época da faculdade, depois nunca mais voltei...