quarta-feira, 22 de junho de 2011

Os DEZ MANDAMENTOS, segundo Alex Atala para executar uma receita !

(Foto: David Mafra)



1
Antes de começar a fazer qualquer coisa, leia a receita inteira. E, se possível, mais de uma vez.

2
Confira se os equipamentos que você tem são compatíveis para a execução da receita e para o número de convidados que você pretende servir naquela data.

3
Escolha ingredientes de altíssima qualidade.

4
Se você pretende alcançar resultados altos, exercite a receita algumas vezes antes de torná-la pública.

5
A louça e a apresentação de um prato são muito importantes, mas o fundamental é o sabor.

6
Compreenda bem a receita e execute os passos possíveis com antecedência. Ou seja, não deixe para picar os legumes quando começar a fritar a carne. Tenha método e seja organizado.

7
Quando estiver preparando a receita, esteja inteiramente na cozinha, não divida sua atenção com televisão, música, telefone.

8
Muito cuidado com a substituição de ingredientes, ainda que sejam simples ervas. Antes de chegar à sua mão, aquela receita foi pensada e testada à exaustão. Sucedâneos podem gerar frustração.

9
Quem cozinha é o fogo/temperatura, não a sua mão. Contenha a ansiedade e nunca mexa demais um ingrediente ou uma panela se a receita não pedir.

10
Trabalhe sempre com fogo moderado, podendo aumentar ou diminuir a temperatura durante qualquer momento do cozimento se a receita assim pedir.



As dicas, mais receitas e outras orinetações, estão no livro "Escoffianas Brasileiras”, o mais recente livro de Alex Atala, escrito em conjunto com a jornalista Carol Chagas, custa em média R$ 250,00.
.

6 comentários:

Leila Maggi disse...

Dicas preciosas. Thanks, amore...

bagagens&destinos disse...

Meu Deus, como lembrei desse seu post ontem... Mesmo deixando o pré preparo todo em ordem consegui me queimar... rsrs
Você bem podia escrever sobre a aventura de cozinhar com platéia e palpiteiros de plantão... agora entendo pq meu pai expulsa td mundo qdo vai pra função... hehe
bisous

David Mafra disse...

Hehe, tantas coisas que os nossos pais nos ensinam e a gente só entende depois de um tempo.. Pois é amiga, imagino o sufoco que passou, cozinhar pra muita gente, todos palpitando, etc e tal não é fácil.. Mas tenho certeza que tirou de letra, afinal aprendeu direitinho! Deve ter ganho muitos elogios! Hehe.. Bss

bagagens&destinos disse...

Nossa! Fiquei tão ansiosa por estar cozinhando para desconhecidos... Mas td mundo gostou! Risoto sem erro... e brownie também... só seguir a receita!
A cozinheira queima os dedos mas não deixa o risoto desandar... rsrs

Aliás, essa dica de não mexer demais foi escrita pra mim??? hehe

David Mafra disse...

Rsrsrs, parece que mexer demais é o mal do ser humano! Todo mundo que lê esta parte acha que foi escrita pra ela! Mas acho que foi escrita sim Aninha, de forma especial, pros seus bracinhos agitados e inquietos, rsrsrs... Bss

bagagens&destinos disse...

eu sabia! eu sabia! kkkkk