quarta-feira, 22 de junho de 2011

Os DEZ MANDAMENTOS, segundo Alex Atala para executar uma receita !

(Foto: David Mafra)



1
Antes de começar a fazer qualquer coisa, leia a receita inteira. E, se possível, mais de uma vez.

2
Confira se os equipamentos que você tem são compatíveis para a execução da receita e para o número de convidados que você pretende servir naquela data.

3
Escolha ingredientes de altíssima qualidade.

4
Se você pretende alcançar resultados altos, exercite a receita algumas vezes antes de torná-la pública.

5
A louça e a apresentação de um prato são muito importantes, mas o fundamental é o sabor.

6
Compreenda bem a receita e execute os passos possíveis com antecedência. Ou seja, não deixe para picar os legumes quando começar a fritar a carne. Tenha método e seja organizado.

7
Quando estiver preparando a receita, esteja inteiramente na cozinha, não divida sua atenção com televisão, música, telefone.

8
Muito cuidado com a substituição de ingredientes, ainda que sejam simples ervas. Antes de chegar à sua mão, aquela receita foi pensada e testada à exaustão. Sucedâneos podem gerar frustração.

9
Quem cozinha é o fogo/temperatura, não a sua mão. Contenha a ansiedade e nunca mexa demais um ingrediente ou uma panela se a receita não pedir.

10
Trabalhe sempre com fogo moderado, podendo aumentar ou diminuir a temperatura durante qualquer momento do cozimento se a receita assim pedir.



As dicas, mais receitas e outras orinetações, estão no livro "Escoffianas Brasileiras”, o mais recente livro de Alex Atala, escrito em conjunto com a jornalista Carol Chagas, custa em média R$ 250,00.
.

6 comentários:

leila disse...

Dicas preciosas. Thanks, amore...

Ana L. disse...

Meu Deus, como lembrei desse seu post ontem... Mesmo deixando o pré preparo todo em ordem consegui me queimar... rsrs
Você bem podia escrever sobre a aventura de cozinhar com platéia e palpiteiros de plantão... agora entendo pq meu pai expulsa td mundo qdo vai pra função... hehe
bisous

David Mafra disse...

Hehe, tantas coisas que os nossos pais nos ensinam e a gente só entende depois de um tempo.. Pois é amiga, imagino o sufoco que passou, cozinhar pra muita gente, todos palpitando, etc e tal não é fácil.. Mas tenho certeza que tirou de letra, afinal aprendeu direitinho! Deve ter ganho muitos elogios! Hehe.. Bss

Ana L. disse...

Nossa! Fiquei tão ansiosa por estar cozinhando para desconhecidos... Mas td mundo gostou! Risoto sem erro... e brownie também... só seguir a receita!
A cozinheira queima os dedos mas não deixa o risoto desandar... rsrs

Aliás, essa dica de não mexer demais foi escrita pra mim??? hehe

David Mafra disse...

Rsrsrs, parece que mexer demais é o mal do ser humano! Todo mundo que lê esta parte acha que foi escrita pra ela! Mas acho que foi escrita sim Aninha, de forma especial, pros seus bracinhos agitados e inquietos, rsrsrs... Bss

Ana L. disse...

eu sabia! eu sabia! kkkkk