domingo, 24 de junho de 2012

COSTELINHA DE PORCO NA PANELA DE PRESSÃO

(Fotos: David Mafra)


Deliciosa essa costelinha de porco na panela de pressão! Quem me passou a receita foi o Vinícius Woehl, aluno da nova turma da tarde de Cozinheiro do Senac.
Muito simples de fazer. Basta ter uma noção básica de cozinha pra se virar bem com a receita e ter um resultado saborosíssimo! Vamos lá!

Ingredientes:
Para 4 pessoas: 3 cebolas médias, 4 dentes de alho, 2 colheres (sopa) açúcar, 1 lata de tomate pelado, 700g de costelinha, 300g de linguiça, 1 copo de vinho (para marinada), tempero a gosto.

Modo de preparo:

  • Prepare a marinada usando uma bacia para descansar a carne, com tempero e vinho, por 30 minutos;
  • Numa panela de pressão, refogue a cebola em cubos, o alho amassado. Junte o açúcar e caramelize a mistura;
  • Faça uma cama com a linguiça, forrando o fundo da panela;
  • Acrescente a costelinha em pedaços e o líquido da marinada;
  • Complete com a lata de tomate pelado.
  • Após pegar pressão, deixe a carne cozinhando por 40 ou 50 minutos, cuidando para não pegar no fundo. E está pronta essa costelinha!!!

Cuidado durante o cozimento!
Está pronto após 40 ou 50 min.
A carne desmancha...















Para acompanhar, sugiro batatas rústicas! Também muito simples e saborosas!

Ingredientes
Calcule 3 ou 4 batatas pequenas por pessoas, azeite de oliva e tempero a gosto - sugiro sal, pimenta, alecrim e tomilho.

Modo de preparo
Lave bem as batatas (não retire a casca). Coloque para cozinhar até amolecerem, retire do fogo e deixe esfriar. Corte-as em fatias e coloque-as numa assadeira forrada com papel alumínio (fica mais fácil de limpar depois), tempere a gosto e regue com azeite de oliva. Coloque no forno para dourar. Retire quando estiverem bem coradas. Sirva com a costelinha e bom apetite!!!

Nenhum comentário: