Decanter |
Degustação |
Pra acompanhar! |
Jogo de taças:
Taças médias são indicadas para vinhos tintos leves e as grandes são indicadas para vinhos tintos mais encorpados (quanto maior a área do copo, mais fácil para a bebida respirar), taças menores para vinho branco e rosé (para não perder a temperatura facilmente), taças longas para espumantes (mantém as borbulhas, chamadas de Perlage) e taças pequenas para os licorosos.
Decanter:
Utilize um decanter (este utensílio de vidro) para descansar o vinho tinto antes de saboreá-lo. Aguarde pelo menos de 15 a 20 minutos. Este método permite o vinho arejar e abrir o sabor!
Degustação:
Para experimentá-lo, coloque uma pequena quantidade na taça. Você pode fazer uma avaliação visual - observando a cor; avaliar o aroma- sentindo o cheiro; e avaliar o sabor - tomando um gole e apreciando-o. Este processo servirá para você identificar características diversas da bebida.
Água: Lembre-se que toda bebida alcoólica deve ser servida com água, pois o álcool possui o efeito desidratante. Para evitar dores de cabeça e mal estar no dia seguinte, é indicado a apreciação de vinhos acompanha de água!
Sugestão: Outra dica é a consulta de livros sobre o assunto!
Curiosidade: A tradição do brinde foi incorporado ao ritual da degustação para que os 5 sentidos fossem incorporados a este momento. Assim, visão, olfato, paladar, tato (toque na taça) e audição estão incorporados! Tim Tim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário