quinta-feira, 31 de maio de 2012

A AUTÊNTICA PAELLA VALENCIANA!

(Fotos: Lilian Alcântara)

Paella
Quer saber como é a preparação de uma Paella, valenciana autentica, com pollo y conejo (frango e coelho)?
O segredo está na água de Valencia, dizem, que tem muito calcário. As paellas de marisco e outras variações são de tipos de arrozes da região (banda, negro, caldoso, etc). Eles têm uma grande variedade e sabem como "sacar provecho" do mar mediterrâneo.
Quem nos conta tudo isso é minha queridíssimo amiga Lilian Alcântara, que nos enviou as receitas e as fotos, diretamente de terras ibéricas!

Segue o passo-a-passo:

- Preparar o fogo e esquentar la olla (a panela). Esquentar o azeite de oliva. Fritar as carnes (pollo y conejo - frango e coelho).

Aquecer
Fritar











- Adicionar água até cubrir as carnes e deixar cozinhar uns 15min com a verdura (como eles chamam esse tipo de vagem gigante) e as abas (um feijao macio bem grande e branco). Adicionar açafrão (la flor delicada y roja, com diz Lilian).

Cozinhar
Acrescentar











- Arrumar o arroz em forma de cruz e deixar que se acomode sozinho. Depois de alguns minutos dar um susto com romero (esta folha que parece alecrim, é muito parecido). Mas cuidado, não deixar o romero muito tempo, é só um susto mesmo. Deixar secar até escutar um "crujido" do arroz pegando no centro da panela. Tirar do fogo e deixar descansar uns 15 minutos!

Arrumar
Susto











"Aqui é costume comerem a paella diretamente na panela", comenta minha amiga. "Fazem como uma divisao mental, cada um come sua parte começando pelas bordas até chegar no centro. O prato é reservado para cortar a carne, depositar ossos, estas coisas. Também é tradiçao que o próprio cozinheiro coma a moela e os miudos do frango durante o preparo (no caso de quem gosta e coloca)", complementa.


"A bebida quase sempre é a cerveja, mas pode ser servido vinho, claro. Ah, também costumam fazer um chiste: quando o cozinheiro pede para que alguém prove o sal, as escondidas bota-se bastante sal na colher pra assustar o provador. Todos sabem, mas sempre caem, rs", finaliza Lilian!


Um comentário:

boa de boca disse...

Eu era das que achava que paella só era de marisco, mas ja vi que nao, nao so vi como comi, e feita por mim! hahaha. Encontrei a receita num blog de um espanhol que ensina passo a passo como fazer. A receita aqui e parecida, mas acho que faltam coisas, vale a pena conferir:
blog.casapaellas.com.br

boa de boca