quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ESCOFFIANAS BRASILEIRAS

(Imagem: Divulgação, fonte: internet)


Livro revela os segredos de Alex Atala 

“Sou um chef, mas me orgulho mesmo é de ser cozinheiro” é assim que Alex Atala se define na abertura de seu novo livro Escoffianas Brasileiras, publicado pela Larousse do Brasil. 

O nome é uma junção bem-humorada das Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos – que sempre emocionaram o autor - com o nome do respeitado chef francês Auguste Escoffier. 

Escoffianas Brasileiras chega para brindar um momento muito importante para a gastronomia brasileira, em que se afirma a importância dos ingredientes da culinária brasileira “de raiz”, e se reconhece a necessidade de nossos chefs de conhecer e se apropriar desses ingredientes herdados de nossos ancestrais, índios, caboclos e caipiras. 

O livro divide-se em três partes: Aprendizado, Sonho, Realidade, que retratam as emoções do longo caminho que Alex Atala percorreu para ser o Chef nº 1 do Brasil, reconhecido internacionalmente. Essa estrutura da obra expõe uma consciência profunda do autor com relação a seu papel como mestre formador de profissionais da alta gastronomia. Dessa forma, Escoffianas é uma verdadeira obra de referência para todos os profissionais envolvidos de alguma maneira no universo da gastronomia. 

Na primeira parte, Alex conta a sua trajetória, detalha sua experiência no exterior e expõe como se deu a sua formação profissional. Um momento curioso neste primeiro capítulo é o relato do primeiro emprego em um restaurante, onde um chef velhinho esquentava a colher e encostava-a em alguma parte do corpo de alguém da equipe que estivesse fazendo algo errado.

Em Sonho, Atala proporciona uma encantadora imersão no dia-a-dia de um cozinheiro, seja ele um profissional, um gourmet ou um diletante. Admite que nos primeiros anos de sua carreira ele foi no máximo um cozinheiro medíocre, visto que no início de carreira o aprendiz de chef é uma esponja que vai absorvendo conhecimento. 

A última parte aborda a realidade de um chef, de um dono de restaurante, desde os cuidados administrativos até a concepção e técnicas de preparo das receitas, mostrando que, antes de tudo, cozinhar é um ato prazeroso e instigante. “Um caminho sem volta” é assim que Alex Atala define a realidade de um profissional que trilhou o caminho do aprendizado, sonhou com o futuro e, em determinado momento da vida, se deparou com a realidade de ser um chef. 

Escoffianas Brasileiras se fecha com um feliz texto de Alex Atala que reflete muito bem o seu jeito de entender a sua trajetória e, é claro, a paixão pelo país que definiu os sabores que o colocaria na posição de um profissional respeitado aqui e no mundo.

Nestes anos perdi minha inocência,
Meus ideais não são os mesmos
Dos senhores que nos governam,
Mas aquilo em que ainda creio aprendi com eles!
Fodam-se! Sua consciência vai roer a sua alma.
Sou feliz por ter nascido em um país
Que canta, dança e é feliz. 


Alex Atala é um chef brasileiro, personalidade da gastronomia reconhecida internacionalmente, responsável por introduzir com maestria na gastronomia internacional ingredientes genuinamente brasileiros.
Carolina Chagas é jornalista e autora de uma série de sete livros de santos lançados pela editora Publifolha. 


Fonte: Site Lafonte Larousse.

Nenhum comentário: