segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Eu fiz: IOGURTE CASEIRO

(Fotos: David Mafra)


Iogurte faz bem à saúde! E tomar um bom iogurte é muito saboroso. E o hábito pode ser um ótimo motivo para também se fazer o fermentado em casa. É simples, prático e o resultado é de excelente qualidade. Inclusive, pode-se experimentar várias combinações: natural, com mel, geleia, granola ou de acordo com o gosto.

Ingredientes:
- 1 copo de iogurte natural integral;
- 2 ou 3 litros (de acordo com a quantidade que se queira fazer) de leite integral (pela consistência), indicado o de saquinho - não o de embalagem longa vida.

Modo de preparo: Coloque o leite para ferver e fique de olho para não deixar esparramar. Desligue quando estiver para levantar a fervura. Aguarde a temperatura baixar até o momento em que você possa colocar a mão na lateral da panela por mais de 5 segundos (esta é uma forma simples para ver a temperatura está de acordo). Na sequência, coloque o copo de iogurte natural num pote, acrescente o leite e embrulhe-o com uma manta ou toalha e deixe-o descansar de um dia para o outro num local neutro (escuro e de temperatura ambiente, como dentro de um forno ou guarda roupa). No dia seguinte, é só desembrulhar e abrir o pote para conferir o resultado!


Leite para ferver
Leite já fervido
Temperatura certa













Juntar o iogurte
Deixar fermentar
Está pronto!












2 comentários:

ElianeMaria disse...

Amo iogurte...

David Mafra disse...

Oi Eli, que bom te ver por essas bandas de novo!
Vc comentou comigo dessa receita lá na época do curso do Senac, lembra?