domingo, 15 de janeiro de 2012

Eu fiz: LOMBO ASSADO e Risoto de Damasco com Gorgonzola

(Foto: David Mafra)

Uma das coisas que mais gosto de fazer é risoto italiano. Simples, prático, rápido e muito gostoso.
Outro dia, minha amiga Camilla comentou de um risoto que havia degustado e que tinha achado ótimo: damasco com gorgonzola.
E como havia chegado o final de semana, lá fomos nós para o supermercado providenciar os ingredientes para o cardápio de sábado.
Das opções que tínhamos, lembrei-me da sugestão da Cami e arrisquei na compra dos produtos.
Entre uma gôndola e outra, demos de cara com a geladeira das carnes e avistamos um belo lombo que poderia ser assado e saboreado com o risoto. Apesar de risoto ser um prato que não solicita acompanhamento, foi isso mesmo que fizemos! Acho que ficou uma vontade do Reveillon, já que o ano novo não teve ceia.

Chegando em casa, fomos pra cozinha, seguimos as instruções da embalagem e demos sequência ao preparo dos pratos. Descongelamos a carne no microondas, forramos uma forma com papel alumínio, acomodamos o lombo untado com margarina, assamos por 1 hora coberto, depois mais 40 minutos descoberto. Fizemos um molho para acompanhar e servimos. Sabe que ficou bom? Na verdade ficou ótimo! Não, não! Ficou muito bom! Percebi que tinha uma certa resistência em preparar carne de porco, comprar estes produtos e seguir as instruções. Mas foi uma excelente pedida. E ainda pude fatiar o restante do lombo para fazer um sanduíche delicioso e comer no dia seguinte...


2 comentários:

Leo - liberoalimentos disse...

Agora deu fome heim! O lombo é uma das minhas carnes preferidas, acompanha de um risoto então. Vixi!

Parabéns David pela receita!

David Mafra disse...

Olá Leo,
o lombo ficou ótimo!s
Feliz 2012!
Abraço