sábado, 19 de abril de 2014

Colomba não é panetone!

(Imagem: MSN/Estadão)

Aprenda a diferenciar uma colomba de um panetone em forma de pomba - 1 (© Walter Costa Estadão)
Colomba
Aprenda a diferenciar uma colomba de um panetone em forma de pomba

Colomba - A massa leva farinha, ovo, manteiga, açúcar, fermento e água. Os ingredientes são os mesmos do panetone, mudam as proporções – a colomba leva mais manteiga, água e açúcar e por isso, fica mais úmida. Por causa do formato, ela assa mais rápido e tem ponto delicado: se passar tempo a mais no forno, a cobertura amarga.
Estação - No Hemisfério Norte, a Páscoa é no começo da primavera, daí o sucesso da receita deste pão italiano de massa delicada e aromas cítricos que remetem ao frescor da estação.
Recheio - A verdadeira colomba pascal só leva raspas de casca de laranja ou laranja cristalizada. Nada de uva-passa, outras frutas cristalizadas, gotas de chocolate e quetais (nem pensar em brigadeiro, doce de leite e variações).
Cobertura - Antes de ir para o forno, ela recebe uma camada de calda feita com açúcar, amêndoa, raspa de casca de laranja e de casca de limão. Quando a massa cresce, a cobertura se quebra, dando o aspecto craquelado tradicional da colomba.
Panetone - A receita tradicional leva só uva-passa. Na versão mais difundida, vão também frutas cristalizadas, misturadas à massa. Elas são quase sempre a causa da rejeição ao panetone.
Estação - Em sua origem, o panetone é um pão de inverno. Daí a sua robustez. A massa é rica e seus sabores, complexos.
Massa - A massa do panetone é menos úmida e demora mais para assar por seu formato cilíndrico.

Fonte: MNS/ESTADÃO

Nenhum comentário: