domingo, 22 de dezembro de 2013

Fui conferir o 20o. melhor restaurante da América Latina!

(Fotos: David Mafra)

Dando aula para os cursos de Gastronomia do Senac Curitiba, fico atento às novidades da área e acompanho as edições das listas dos Melhores Restaurantes do Mundo e da América Latina pelo The World 50 Best. Polêmicas à parte que toda lista do gênero suscita, achei interessantíssima a possibilidade de ir ao Uruguai e conferir o restaurante que está em 20o. lugar na lista do continente latino, o "La Huella", primeiro daquele país!
O Parador está localizado em José Ignácio, a cerca de 100 km de Montevidéu (próximo de Punta de Leste), na Praia Brava - point dos surfistas e dos famosos artistas milionários que ali gostam de comprar suas mega-mansões!

Parador
Ao se encontrar o local e adentrar ao salão do restaurante, tem-se a impressão de que se entrou numa locação de filme: figurantes escolhidos a dedo, figurinos meticulosamente montado (parece catálogo de marca de luxo), além de uma locação fantástica onde o parador parece ter sido assentado no cenário perfeito para a proposta.

Farol
Empreendimento de alto padrão para um público muito, muito seleto, diria que a dica é reservar lugar, preparar o bolso e ter paciência, pois o atendimento é eficiente, o cardápio surpreendente e a conta é um caso à parte (nessa hora sabe-se que o lugar é para poucos), mas tudo isso é regado a um certo ar blasé (sem pressa, sem grandes preocupações, sem medo de que o dinheiro no bolso dará pra pagar a conta e tal...)!

Parador La Huella
Playa Brava José, José Ignacio


Churrasqueira num cenário idílico à beira-mar

No sudeste do Uruguai, a cerca de 100 quilômetros de Montevidéu, a praia Brava banha as costas da pequena cidade de José Ignacio e a “La Huella” (a pegada, em português), nome perfeito para descrever esta luxuosa cabana acariciada pela brisa do mar que nos convida descansar nas cadeiras e andar descalços na areia.
A especialidade da casa são os pratos grelhados na lenha e o sushi. Os produtos são ultrafrescos e chegam diretamente ao prato como as rosetas de finas fatias de salmão apoiadas em folhas locais refrigeradas ou a robalo inteiro assado em manteiga, azeite e alho. E para acompanhar, o enorme bar oferece vinhos de alta qualidade, e uma grande variedade de cervejas e coquetéis para manter os clientes relaxados em todo momento.
Mas oculto por detrás do exterior relaxado existe um labirinto de atividade. O chef de cozinha Alejandro Morales tem o orgulho de trabalhar com os pescadores e agricultores locais, e supervisiona uma brigada de 40 pessoas na cozinha que servem até 1.000 pessoas por dia.
Por seu lado, os proprietários Martín Pittaluga e Guzmán Artagaveytia foram inspirados na culinária da Espanha (mariscos), de San Francisco (panificação), e do resto da América Latina (o assador perfeito), para produzir o cardápio que fez La Huella ganhar uma reputação crescente não só como o insuperável restaurante à beira-mar, mas também como o número um do Uruguai.
  

Nenhum comentário: