sábado, 19 de outubro de 2013

Festival divulga cultura francesa em Curitiba

(Fonte: Prefeitura Curitiba)


Gastronomia, fotografia, cinema, música, educação e negócios integram a programação do France Folie, festival que o Consulado Honorário da França em Curitiba promove de 18 a 27 de outubro para divulgar a cultura francesa e sua presença na capital paranaense.
“Queremos demonstrar a amplitude da herança cultural francesa na cidade”, diz Emilie Dely, cônsul da França em Curitiba.

A programação começa no sábado (19), com uma feira gastronômica no Museu Oscar Niemeyer (MON). Os restaurantes, Bar do Victor, Sel Et Sucre, Zea Maïs, Cuore di Cacao, Rosmarino, Lagundri, L´Epicerie, Vindouro, Laurent Grolleau e Thierry Laurent irão servir porções-degustação, a R$ 15 o prato. Haverá ainda aulas-show com chefs de cozinha, das 12h30 às 15h30.
Também está programada uma série de atividades para crianças, entre as 15 e as 18 horas, no pátio do museu – incluindo uma clínica de rugby, esporte muito popular na França.

Festival de música
O MON também sediará no dia 19 um festival musical. Entre as atrações, um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, das 11h às 12h30, com canções de autores franceses no programa, e, das 13h às 17h30, apresentações da Black White Jazz Ensemble, Wandula Trio e Cavernoso Viñon.

Nos dias 23 e 24 de outubro, às 20h, a Capela Santa Maria será cenário de duas apresentações de Música de Câmara. No dia 25 de outubro, às 20h, a FNAC, no Park Shopping Barigui será palco de um show de jazz.

Gastronomia e cinema
Durante a semana de 21 a 27 de outubro, oito estabelecimentos de Curitiba oferecerão um menu com pratos clássicos da culinária francesa: Bistrô do Victor, Ile de France, L´Epicerie, Sel Et Sucre, Vindouro, Lagundri, C La Vie e Zea Maïs”.

A programação do festival inclui ainda a Semana de Filmes Franceses, de 18 a 24 de outubro, sempre às 21h30, no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal.

Negócios e estudo
Durante o France Folie também será realizado um seminário de negócios. O evento acontece no dia 18 de outubro, das 8h30 às 17h, no auditório da Fiep. A programação se completa com palestras e workshops para estudantes interessados em passar um período em instituições de ensino francesas.
Mais informações sobre o France Folie no site www.francefolie.com.br.


Nenhum comentário: