sexta-feira, 26 de julho de 2013

A melhor empanada da América do Sul!

(Imagens: El Bolsi)

Empanada de Quatro Queijos
Alguns podem até se perguntar: por que conhecer Asunción? O Paraguai é um país pequeno, Asunción não costuma ser roteiro de turismo e a cidade vive sob a impressão de que o país se resume a Cuidad del Este. Após ter conhecido Buenos Aires, de estar constantemente em Foz do Iguaçu e de ter planos de conhecer as várias capitais do nosso continente, fui movido pela curiosidade de aproveitar a estadia em Foz e visitar a capital paraguaia! A cidade é de porte médio, os dados oficiais dizem que possui uma população de cerca de 1.200 mil pessoal, espalhadas às margens do Rio Paraguai. Arquitetura histórica muito interessante, possui também boas opções gastronômicas! El Bolsi é um dos principais endereços sugeridos e pude comprovar que realmente é excelente!

Empanada de Carne
Localização central, Estrella esquina com Alberdi, o casario oferece conforto e comodidade (opções restaurante a la carte, balcão e mesas ao ar livre - na Alberdi). Fiquei curioso para saber como seria ser servido no balcão. Achei muito civilizado as pessoas sentadas de maneira cômoda sem se acotovelarem e ficarem gritando para serem atendidas. Todos muito tranquilos, aproveitando a permanência no local para conversarem, saborearem os pratos e passarem o tempo de forma agradável e tranquila. Sentei-me, fiquei um pouco perdido de início. Pedi a carta (cardápio), fiz minha escolha e logo avistei a estufa com as empanadas que chamaram a atenção. Um letreiro luminoso diz que a casa oferece "a melhor empanada da América do Sul"! Tive que tirar a prova!

Empanada Chilena
Pedi a que mais estava saindo: sabor quatro queijos. Ela veio até mim com jeito que queria ser mordida e devorada... Dei a primeira dentada, o recheio escorreu no outro lado (de tanto que tinha)... Quando experimentei, pensei: é Natal, é feriado nacional, viva os "hermanos paraguayos", quando é que volto novamente à cidade, minha mãezinha querida, aonde estão meus amigos? Maravilhosa! Comida que faz a gente ser feliz, que dá vontade de voltar e comer mais, trazer a família, os amigos! "Craro" que "draga" como sou pedi mais (elas não são muito grandes), experimentei a de carne e a chilena (viagem não é a hora de fazer regime, só se regula comida se os preços são altos e a grana é curta, e não é este o caso, uma empanada dessas não sai por mais de 4 reais - pasmem!). Deliciosas (achei a chilena um pouco mais massuda). 
Conclusão: já estou pensando em voltar à Asunción e repetir a ida a El Bolsi! Vale a pena, sem dúvida!

El Bolsi, para maiores informações, confira: http://www.bolsi.com.py/

Nenhum comentário: