segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Você conhece a origem da ceia de Natal?

(Foto: David Mafra)


A ceia de Natal é uma tradição no dia 24 de dezembro, véspera da data do nascimento de Cristo. Conforme consta na literatura, há centenas de anos, os europeus deixavam a porta de suas casas abertas no dia de Natal para que os peregrinos e viajantes entrassem e, junto com a família, confraternizassem nesse dia. Daí, o porquê de o Natal ser uma data de confraternização entre amigos e familiares.
Hoje, o prato mais clássico servido nessa ocasião é o peru, cujo consumo dessa ave se originou nos Estados Unidos. Lá, o peru é um prato tradicionalmente servido no Dia de Ação de Graças, uma data muito importante para os americanos, e essa tradição veio para o Brasil.
Destaque-se que os índios americanos já criavam perus antes de ocorrer a colonização inglesa. Sabe-se, inclusive, que, durante a colonização, os índios serviram peru para comemorar a primeira grande colheita. Foi assim que surgiu o hábito de consumir peru para celebrar datas importantes.
Outros alimentos tradicionais do Natal são as frutas secas, as nozes, as castanhas e o panetone. Este foi criado na Itália, mas não se sabe exatamente sua origem. Existem várias versões. De acordo com uma delas, um padeiro de Milão chamado Tone, em aproximadamente 900 d.C., fez um pão e misturou nele alguns ingredientes como frutas secas e nozes. Esse pão fez muito sucesso e ficou conhecido como pane di Tone.
Uma segunda versão diz que, entre 1300 e 1400, um italiano, também de Milão, chamado Ughetto, estava apaixonado por uma moça que se chamava Adalgisa e, para poder ficar junto dela, empregou-se na padaria de seu pai. Lá, criou um pão especial que conquistou tanto a filha quanto o pai. E assim o pai de Adalgisa ‘deu a mão dela’ a Ughetto. E uma outra versão conta que um chef di ciusine chamado Gian Galeazzo Visconti, duque de Milão, em 1395, criou um pão diferente para uma festa, e este fez muito sucesso por causa de seu sabor. Mas independentemente das lendas em torno da história do panetone, ele está sempre presente nas mesas de Natal de todo brasileiro.

Feliz Natal queridos amigos!

Fonte: Site Shopping Garden

Nenhum comentário: