quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Restaurante Bologna - Famiglia Caliceti

(Fotos: David Mafra)


Falar do Bologna (atualmente também leva o nome da família que o fundou e o administra) é falar de um pouco da história gastronômica da cidade. Tradicionalíssimo (inaugurado em 1972), desde a época em que era localizado na região mais central da Carlos de Carvalho. Íamos com a família, meu pai adorava as massas artesanais; e nós, filhos, de vez em quanto, tínhamos a chance de saborear as maravilhas da casa. O endereço mudou (está localizado na esquina com a Rua Ângelo Sampaio), o preço aumentou (mas a qualidade está cada vez melhor) e hoje o Caliceti reúne o que a clássica gastronomia italiana pode ter de melhor.

Localização nobre. Arquitetura suntuosa, referência desta culinária na cidade, talvez o melhor que conheço em Curitiba. Ambiente requintado, atendimento impecável, garçons elegantes de 15 ou 20 anos de trabalho no restaurante. Talheres pesados (dá gosto de comer usando talher assim), guardanapos de pano, cadeiras confortáveis, muito aconchegante.

Quando chegamos e entramos no salão principal, tive a impressão de que iria encontrar o "poderoso chefão" Marlon Brando na pele de Dom Corleone fazendo uma refeição com seus filhos Michael (Al Pacino) e Sonny (James Caan), rs!

O cardápio reúne o que há de melhor na tradicional cozinha italiana. Carta de vinhos igualmente variada e rica. Vale lembrar que a gastronomia italiana teve influência fundamental na francesa e vai muito além de massas e cardápio encontrado no bairro curitibano de Santa Felicidade (nada contra, mas o leque é mais amplo).

Aberto para almoço e jantar, exceto nas terças-feiras. Optamos pela sugestão do dia (composta por sequência de massas e carnes, com ótimo preço), delicioso.
Saí feliz da vida e de quebra pode-se comprar algo para levar no empório que a casa mantém logo na entrada do restaurante. As massas são oferecidas com valores bastante acessíveis e vale a pena comprá-las e prepará-las na sua cozinha, reunindo a família e saboreando uma bela refeição!!

Famiglia Caliceti di Bologna

Endereço: Al. Doutor Carlos de Carvalho, 1367, Batel, Curitiba, PR.
Telefone: (41) 3223-7102 e (41) 3224-9477
Horário de funcionamento:
Loja:
Segunda e de quarta a sábado: 9h30 às 19h30
Domingo: 9h às 15h

Nenhum comentário: