quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O PIEROGI É NOSSO!

(Fotos:David Mafra)

Viva nossos imigrantes poloneses e ucranianos que trouxeram do leste europeu este delicioso prato da culinária típica de seus países! Felizes dos descendentes polacos e ucraínos que mantiveram viva a tradição deste prato típico, degustado em ocasiões especiais na terra de seus antepassados! Alegres ficamos nós quando podemos saborear um belo e suculento Pierogi especialmente preparado para nosso deleite! Esta massa recheada e cozida já acostumou tão bem o nosso paladar que, apesar de não ser de origem paranaense, a terra do leite quente o incorporou em seu cardápio e já se faz tradição em nossas mesas!


"Pierogi é um tipo de pastel cozido originário da Polônia e oeste da Ucrânia, onde é chamado perohê.
Pierogi (também escrito perogi, pierogy, perogy, pierógi, pyrohy, pirogi, ou pyrogy; forma diminutiva: pierożki) são tortas de massa primeiro cozidas, e então assadas ou fritas normalmente na manteiga com cebolas, tradicionalmente recheado com batata, chucrute, carne moída, queijo ou frutas. Proveniente do centro e do leste europeu, eles têm formato normalmente semicircular, mas em algumas culturas podem ser retangulares ou triangulares". (Wikipédia)


RECEITA:
Quem nos passa a receita é Suelen Retka, neta de Dona Maria, que desde sua infância via sua avó preparar esta iguaria! Segue a receita:
  • 6 xícaras de farinha de trigo,
  • 1 1/2 de chá de sal,
  • 2 xícaras de chá de água,
  • 2 ovos inteiros.
MODO DE PREPARO:
Misturar a farinha, o sal, acrescentar a água e os ovos. Fazer a massa, dividir em pequenas partes, abrir com as mãos, rechear, fechar com as mãos e cozinhar em água salgada até flutuar. O recheio mais tradicional é o de batata com ricota. Pode ser servido com carne moída e linguiça cracóvia, nata ou somente na manteiga! Após cozido,o pierogi pode ser guardado na geladeira e posteriormente servido frito.


Pierogi
Levado ao fogo.
Cozimento













Molho
Salsinha
Pronto para ser saboreado!












Variação
Para acompanhar!

O melhor pierogi que comi veio da Colônia polonesa de Tomás Coelho, na região de Araucária - Paraná, e foi apresentado por Rodrigo Rotz, descendente orgulhoso da tradição de seus antepassados polacos! Perfeito!

Uma variação da habitual forma de servir é o pierogi com molho branco e queijo parmesão ralado. Ótima combinação! Para acompanhar, sugerimos um Pinot Noir, vinho suave que cai bem com masses leves! Bom apetite!

Nenhum comentário: