quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A apetitosa culinária de Dona Antônia!

(Fotos: David Mafra)

Dona Antônia Basen
Por várias vezes fui a Irati e tive o privilégio de poder almoçar na casa da Dona Antônia Basen. Lá fui muito bem recebido por ela e suas filhas. Desde a chegada a gente pode constatar que a culinária caseira é de primeira!
Ao entrar pela cozinha da casa, vemos o fogão a lenha que Dona Antônia não dispensa para o preparo das iguarias. Dona Antônia também mantém horta e galinheiro, de onde retira ovos, verduras, frutas e temperos frescos incorporados nos pratos da casa!
E agora esta cozinheira de mão cheia também conta com os insumos da Chácara Santo Expedito, de onde veio o aipim e o javali do último almoço que saboreei por lá!
E como toda casa de ucraniano não falta um  prato típico da terra dos antepassados, Dona Antônia preparou Rocio (caldo de galinha com verduras) acompanhado de Trigo mourisco (também utilizado no preparo de charutos). Estava tudo muito bom, especialmente o aipim frito (sou fã)! Parabéns Dona Antônia, que sua mão continue abençoada e que a inspiração divina continue lhe guiando na cozinha! Beijo para as meninas!!!

Trigo mourisco
Sopa ucraniana
Rocio












Javali assado
Aipim frito
Maionese caseira

Nenhum comentário: