sábado, 24 de março de 2012

O Barista e a vaporização do leite!

(Fotos: David Mafra)

Leite vaporizado
A vaporização do leite consiste num procedimento em que o vapor é incorporado nas moléculas do leite, transformando-o na crema (como o nome diz, uma textura cremosa e brilhante).
Importante compreender que não estamos falando da espuma da bebida, obtida do líquido fervido, e sim do leite cremoso a partir da técnica de vaporização.
Após a extração do café e o aquecimento do leite, adiciona-se a crema e pode-se finalizar a bebida com a Latte Arte (decoração com a crema).
Da combinação do café extraído (da máquina espresso), do leite aquecido e da crema, montamos o cappuccino italiano o cappuccino brasileiro, o macchiato, entre outros.
Nossa aula de sexta foi para o treino da vaporização. Fizemos nossas tentativas sob orientação do professor Eduardo Scorsin. Como em todo processo de aprendizagem, acertos e erros ocorreram. Pacientemente, Professor Eduardo nos orientou e chegamos a um resultado satisfatório, como este ao lado (minha autoria). Já a finalização com a Latte Arte ficou a cargo do instrutor, pois, para se ter habilidade como esta, será preciso muito mais trabalho!

Vaporização
Crema
Latte Arte













Nenhum comentário: