sábado, 24 de março de 2012

Museu da Vodka Amsterdam: A História da Vodka, Séc XX – Parte II

Por: BENDITA VODKA

O século XX trouxe grandes mudanças para a posição da vodka na sociedade. A Vodkacostumava ter uma reputação de ser a melhor bebida Russa em termos de qualidade, sendo fortemente relacionada à religião. Isso mudou após a nacionalização da produção da vodka. O governo soviético transformou isso em um negócio lucrativo para o seu regime. O principal consumidor se transformou no público-alvo para as vendas de vodka, enquanto o objetivo principal dos produtores mudou da qualidade para a quantidade.



Entrega de vodka na rússia no início do séc.-XX.
Outro evento que deteriorou a reputação da vodka foi a 1ª Guerra Mundial. Os russos desenvolveram a ideia de que a vodka era a “dorga ideal” em tempos de guerra.
Durante a guerra, a vodka também foi usada como antisséptico para a limpeza de feridas e de armas, tanto na 1ª quanto na 2ª Guerra Mundial, além de ter sido usada como “estimulante” para os soldados soviéticos. A vodka diminui os limites morais para a luta e controla o nível de adrenalina no sangue. Bebidas alcóolicas diminuem a concentração de adrenalina no sangue, dando um maior “controle” durante as batalhas. 100ml de vodka por soldados russo era a ração oficial para um dia de Guerra. Cientificamente falando, 100ml de vodka contém até 250kcal. Essas calorias são justamente o suficiente para o corpo humano sobreviver para mais um dia.

Taberna de Vodka Russa
Em 1961 o primeiro foguete soviético foi para o espaço. Esse evento foi patrocinado pelos produtores russos de vodka, como uma amostra do grande papel da vodka na sociedade russa. Por volta de 1973, outros países começaram a prestar muita atenção à produção russa devodka. A América queria essa produção em seu mercado, mas isso teria que ser uma troca justa. Um segredo em troca de outro. A bebida mais famosa no mercado americano era a Coca-Cola, mas esta era muito fortemente ligada ao “espírito americano”, então foi escolhida a segunda melhor: a Pepsi. Em 1973 a primeira fábrica da Pepsi foi construida em Novorossijsk, no sul da Russia. Em troca a Pepsico se tornou a distribuidora exclusiva para um produto único no mercado americano: a vodka russa.

Boris Yeltsin
Boris Yeltsin, primeiro presidente da Federação Russa, cancelou o monopólio nacional da produção de vodka em 1992. A partir de então se tornou relativamente fácil adquirir a licença para produção. Nem todos os produtores são igualmente experientes e honestos na produção da bebida, e em alguns anos uma vodka baseada em methanos apareceu no mercado. O metanol é extremamente tóxico em relação ao etanol. 50ml é uma dose letal. Depois disso o programa foi terminado e o monopólio nacional foi restaurado, deixando a população russa segura para beber sua vodka novamente.

Vodka Destilation
A produção da vodka se divide em 3 fases:
1) Fermentação: Combina água, açúcar e outros ingredientes como frutas ou vegetais.  Na Rússia antiga o principal ingrediente era batata. Essa mistura descansa por 2 semanas em média, enquanto o etanol é liberado na forma de gás.
2) Destilação: A partir daqui são necessários dois cilindros:
A) Cilindro aquecido, onde a temperatura é mantida a 76° C, o suficiente para o etanol na forma de gás suba pela tubulação até o cilindro resfriador.
B) Nesse segundo cilindro a condensação transforma o etanol em líquido, que então desce por outra tubulação até um coletor. Esse ciclo deve ser realizado pelo menos três vezes. Quanto mais vezes, melhor, pois nesse processo eliminamos óleos e outros resíduos indesejáveis.
3) Filtração: Também utilizada para eliminar produtos indesejáveis. Os filtros mais comumente utilizados são leite, ovos brancos, carvão, prata, ouro, etc. Ao mesmo tempo essa fase é a última oportunidade para o produtor inserir qualquer sabor na vodka. Ervas, gramas, temperos, essência de frutas, frutas frescas, pimenta, casca de laranja ou grãos de baunilha podem ser adicionados após  a destilação. Deixamos descansar por algumas semanas e avodka absorve o sabor desejado. A filtração também deve ser realizada pelo menos três vezes.
Depois disso a vodka deve ser servida gelada em uma mesa com comida gostosa e amigos!



Vodka Russa

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana essa matéria! Como sempre, uma volta ao mundo neste blog!
Parabéns David.
Bjos, Liliane

David Mafra disse...

Obrigado, Lili!
Sempre muito bom vê-la por aqui!
Boa semana!
Bjos