sábado, 7 de abril de 2012

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA!

(Fotos: David Mafra)



O melhor é comemorar ao redor da mesa,
com a família e amigos!

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .

Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.


[1] Baseado na Coleção Descobrindo a Páscoa, Edições Chocolate.
[2] A vitória da Páscoa, Georges Chevrot, Editora Quadrante, São Paulo, 2002

Fonte: Site Portal da Família.

2 comentários:

Anônimo disse...

Linda mensagem de Páscoa.
Muito bom comemorar a Páscoa aqui, com dicas maravilhosas e saborosas.
Feliz Páscoa pra vc e pra seus familiares, querido Davi.
Bjos
Liliane

David Mafra disse...

Olá Liliane!
Muito bom poder ir pra cozinha, preparar o almoço desse domingo de Páscoa, fazer sobremesas e doces com chocolate para a família e os amigos!
Bom termos a fartura na mesa, a saúde em nossas vidas e a alegria de viver cada dia!
Feliz Páscoa!
Abraços Liliane!