quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como organizar sua CEIA DE NATAL

(Foto: David Mafra)

Para evitar a correria e problemas de última hora o ideal é começar os preparativos o quanto antes.
O primeiro passo é selecionar as pessoas que participarão da festa. Você pode convidá-los pessoalmente ou por telefone.

Com a quantidade de participantes à mão, é hora de pensar no que servir aos convidados.
Aqui temos algumas opções: é possível contratar uma empresa que forneça a ceia, produzi-la sozinha ou ainda reunir os convidados e dividir as tarefas. Na última opção pode-se, por exemplo, uma pessoa ficar responsável pela entrada, outra pela sobremesa e o dono da casa oferecer a ceia principal.

Lembre-se que a ceia não precisa ter um cardápio muito exótico. Como entrada, tire proveito das frutas natalinas, frescas e secas. Elas também são excelentes opções na decoração da mesa de jantar. Como prato principal, as carnes tradicionais mais utilizadas são: peru, chester, tender ou peixe. Duas opções destas são suficientes. Para acompanhar, farofa incrementada, saladas e uma boa massa agradarão a todos. Como estamos no verão, abuse do sorvete como sobremesa. Este, quando acompanhado de um bolo de chocolate ou Browne, torna o prato mais sofisticado.

Sobre a quantidade a ser servida depende exclusivamente do número de convidados. Um peru de 5 quilos serve um grupo de 12 pessoas, por exemplo.
Para as bebidas, tire como base: uma garrafa de vinho para quatro pessoas; meio litro de refrigerante para cada pessoa; uma garrafa de cerveja para cada pessoa, uma garrafa de champanhe para duas pessoas.

A ordem para servir é entrada, depois a salada (mix de folhas verdes) que é rica em fibras e ajuda na digestão. Em seguida, as carnes e massas e, por fim, a sobremesa.

(Fonte: Site Clube Vida Moderna)

Nenhum comentário: