sábado, 16 de junho de 2012

COMO DEGUSTAR UM VINHO!

(Fotos: David Mafra)

Decanter
Degustação
Pra acompanhar!













Jogo de taças:
Taças médias são indicadas para vinhos tintos leves e as grandes são indicadas para vinhos tintos mais encorpados (quanto maior a área do copo, mais fácil para a bebida respirar), taças menores para vinho branco e rosé (para não perder a temperatura facilmente), taças longas para espumantes (mantém as borbulhas, chamadas de Perlage) e taças pequenas para os licorosos.

Decanter:
Utilize um decanter (este utensílio de vidro) para descansar o vinho tinto antes de saboreá-lo. Aguarde pelo menos de 15 a 20 minutos. Este método permite o vinho arejar e abrir o sabor!

Degustação:
Para experimentá-lo, coloque uma pequena quantidade na taça. Você pode fazer uma avaliação visual - observando a cor; avaliar o aroma- sentindo o cheiro; e avaliar o sabor - tomando um gole e apreciando-o. Este processo servirá para você identificar características diversas da bebida.

Água: Lembre-se que toda bebida alcoólica deve ser servida com água, pois o álcool possui o efeito desidratante. Para evitar dores de cabeça e mal estar no dia seguinte, é indicado a apreciação de vinhos acompanha de água!

Sugestão: Outra dica é a consulta de livros sobre o assunto!

Curiosidade: A tradição do brinde foi incorporado ao ritual da degustação para que os 5 sentidos fossem incorporados a este momento. Assim,  visão, olfato, paladar, tato (toque na taça) e audição estão incorporados! Tim Tim!

Nenhum comentário: