sábado, 25 de fevereiro de 2012

Museu da Vodka em Amsterdam: A História da Vodka – Parte I

Por: BENDITA VODKA


Uma dose de história para vocês. E com sabor de vodka ;) direto do Museu da Vodka em Amsterdam.
Museu Vodka Amsterdam

A história da vodka nos leva de volta ao início do século XIV, quando os mercadores italianos de Genova estavam cruzando as fronteiras russas. Isso era para estabelecer relações com a Russia e outros países do leste europeu. Nessa época a dinastia Ivanovich (ou Donskoy) liderava o império russo. Ele tinha a honra de receber vários presentes dos mercadores italianos. Entre esses presentes havia bebidas alcólicas (24% de álcool) feitas de uva, conhecidas como grappa. Logo se tornou uma bebida nobre, disponível somente para o círrculo interno do czar e os oficiais da igreja.
Dunskoy gostou da bebida, mas para o paladar dele a bebida não era forte o suficiente. Então, os russos mudaram os ingredientes e fizeram a bebida mais forte e a nomearam vodka. Na verdade, o nome vodka é derivado da palavra em latin “Aqua Vitae” que quer dizer “água da vida”.

Somente em 1533 o czar decidiu dividir a bebida com a população mais humilde e abriu o primeiro, então chamado Taverna Real. Aqui as pessoas mais simples podiam experimentar a bebida sagrada. Somente nessa época o nome foi finalizado, derivando da palavra russa “voda” (água), os russos inventaram a palavra “vodka”, que significa “pequena água”. Pequena água – grande álcool – essa é a piada! ;)
Em 1814 a vodka foi apresentada ao oeste europeu por Napoleão. Ele teve sucesso na conquista da maior parte da europa e depois da Russia. Ele foi o primeiro e único general estrangeiro que conseguiu conquistar Moscou. Devido ao inverno agressivo, seu exército perdeu a maior parte da sua força e ele foi forçado a recuar. Claro que ele trouxe alguns dos mais valiosos segredos russos de volta com ele para mostrá-los ao oeste europeu. Um deles era a fabricação da vodka. Como resultado nós podemos ver até hoje que a vodka francesa é famosa no mundo todo, e mantém uma forte posição no mercado global de vodka.

D. I. Mendeleev
A invenção dessa vodka está conectada ao nome do famoso qúimico D. I. Mendeleev. O cientista investigou o volume e densidade ideais de álcool e água por um ano e meio. Depois dessa pesquisa ele publicou suas descobertas na sua dissertação de doutorado “Combinando Álcool e Água”. As conclusões de Mendeleev foram apreciadas e aplicadas com sucesso na alcoolometria e na produção de vodka. Em 1894-1896, o padrão nacional para a vodka (40% de álcool e 60% de água) foi estabelecido. Além disso, o monopólio estatal da vodka foi introduzido nesse período.
A família Smirnoff era a produtora de vodka para a casa do imperador na Rússia no fim do século XIX. No começo do século XX, a “revolução vermelha” ocorreu, a família do czar foi assassinada e a união soviética foi estabelacida. A guarda vermelha aterrorizou a maior parte das pessoas inteligentes, religiosas e ricas, buscando trazer a ideia comunista à vida. Alguns nobres conseguiram escapar do novo governo e a família Smirnoff estava entre eles. A família Smirnoff foge então para o Reino unido, para mais tarde criar a “Companhia de Produção Smirnoff” no Reino Unido, e alguns anos depois, a empresa chegou aos Estados Unidos.

Amsterdam
Gostou? Quer saber o que aconteceu depois? Aguarde, em breve vamos contar especialmente para vocês.

Nenhum comentário: