quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Restaurant Week: ZEA MAÏS

(Fotos: David Mafra)

Dia 10 de outubro iniciou, para o público em geral, o Restaurant Week em Curitiba. Optamos em ir a um endereço bastante concorrido, para não correr o risco de não conseguir reservas num momento posterior (isso aconteceu em outras edições). Fomos ao Zea Maïs, indicado, por diversas vezes, como o melhor contemporâneo da cidade. O proprietário é Celso Freire, badalado (merecidamente, por sua trajetória) chef de cozinha paranaense. A chef executiva é Joe Perini (também reconhecida e premiada). Claro que a expectativa era grande. Comentários de amigos colocam a casa como uma das melhores da cidade. Bem, a localização é central (a Barão está sendo revitalizada com a gastronomia da região). O serviço de vallet é eficiente. Chegamos e fomos logo conduzidos ao interior do restaurante.

Bar
Salão
Detalhe decoração















O ambiente é sofisticado, mescla a estrutura arquitetônica antiga do casarão que abriga o estabelecimento (o espaço é compartilhado com o Hotel San Juan Johnscher) com decoração contemporâneo. O resultado é interessante e charmoso. Destaque para a trilha sonora assinada por Ralph Sperka.

Serviço
Decoração de mesa
Couvert








A equipe de salão é composta por jovens até que simpáticos, mas que pareceu-nos não estarem suficientemente treinados. A proposta de atendimento lembrou-me a utilizada em algumas casas visitadas em Buenos Aires (inclusive no uniforme, composto por camiseta, calça e tênis). Em terras portenhas a proposta descontraída no contato com o público mantinha a qualidade no serviço.

Cardápio RW Zea Maïs
Acompanhamento
Estava com certa preocupação nesta quarta edição do evento. Em temporadas anteriores, enfrentamos filas (mesmo com reservas), cardápios não muito bem elaborados, serviço demorado e atraso nos pratos.
Mas é sempre muito bem vindo este tipo de iniciativa. Claro que vale conferir, por isso mesmo fomos e iremos em mais restaurantes. Evidente que a cada edição o Restaurant Week tende a evoluir e melhorar.


Entrada
Prato principal
Cardápio:
Entrada: Vichyssoise Clássica com Defumado Crocante. Bem interessante, excelente aroma, tempero acentuado.

Prato principal: Cubos de Peito de Frango em Molho de Curry com Batata Doce e Arroz Indiano. Toque asiático em prato razoável.

Sobremesa
Guloseima acompanha a conta
Sobremesa: Crepe Tropical de Abacaxi com Hortelã
Sobremesa ótima, saborosíssima, na medida. Bela apresentação, aroma delicioso, sabor singular.
Foi na sobremesa, finalização da refeição, que constatei a singularidade que a casa traz em seu conceito (vide site zea maïs).


Fachada
Restaurante ZEA MAÏS, Cozinha Contemporânea.

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 354, Centro, Curitiba, Paraná.
Telefone: 3232-3988
Horário: 19h45/0h (sex. e sáb. até 0h30; fecha dom.)

Para saber mais sobre a casa, acesse: http://www.zeamais.com.br/

Para sabe sobre o 4o. Restaurant Week 2011, acesse: http://curitibarestaurantweek.wordpress.com/

Nenhum comentário: