quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ESCOFFIANAS BRASILEIRAS

(Imagem: Divulgação, fonte: internet)


Livro revela os segredos de Alex Atala 

“Sou um chef, mas me orgulho mesmo é de ser cozinheiro” é assim que Alex Atala se define na abertura de seu novo livro Escoffianas Brasileiras, publicado pela Larousse do Brasil. 

O nome é uma junção bem-humorada das Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos – que sempre emocionaram o autor - com o nome do respeitado chef francês Auguste Escoffier. 

Escoffianas Brasileiras chega para brindar um momento muito importante para a gastronomia brasileira, em que se afirma a importância dos ingredientes da culinária brasileira “de raiz”, e se reconhece a necessidade de nossos chefs de conhecer e se apropriar desses ingredientes herdados de nossos ancestrais, índios, caboclos e caipiras. 

O livro divide-se em três partes: Aprendizado, Sonho, Realidade, que retratam as emoções do longo caminho que Alex Atala percorreu para ser o Chef nº 1 do Brasil, reconhecido internacionalmente. Essa estrutura da obra expõe uma consciência profunda do autor com relação a seu papel como mestre formador de profissionais da alta gastronomia. Dessa forma, Escoffianas é uma verdadeira obra de referência para todos os profissionais envolvidos de alguma maneira no universo da gastronomia. 

Na primeira parte, Alex conta a sua trajetória, detalha sua experiência no exterior e expõe como se deu a sua formação profissional. Um momento curioso neste primeiro capítulo é o relato do primeiro emprego em um restaurante, onde um chef velhinho esquentava a colher e encostava-a em alguma parte do corpo de alguém da equipe que estivesse fazendo algo errado.

Em Sonho, Atala proporciona uma encantadora imersão no dia-a-dia de um cozinheiro, seja ele um profissional, um gourmet ou um diletante. Admite que nos primeiros anos de sua carreira ele foi no máximo um cozinheiro medíocre, visto que no início de carreira o aprendiz de chef é uma esponja que vai absorvendo conhecimento. 

A última parte aborda a realidade de um chef, de um dono de restaurante, desde os cuidados administrativos até a concepção e técnicas de preparo das receitas, mostrando que, antes de tudo, cozinhar é um ato prazeroso e instigante. “Um caminho sem volta” é assim que Alex Atala define a realidade de um profissional que trilhou o caminho do aprendizado, sonhou com o futuro e, em determinado momento da vida, se deparou com a realidade de ser um chef. 

Escoffianas Brasileiras se fecha com um feliz texto de Alex Atala que reflete muito bem o seu jeito de entender a sua trajetória e, é claro, a paixão pelo país que definiu os sabores que o colocaria na posição de um profissional respeitado aqui e no mundo.

Nestes anos perdi minha inocência,
Meus ideais não são os mesmos
Dos senhores que nos governam,
Mas aquilo em que ainda creio aprendi com eles!
Fodam-se! Sua consciência vai roer a sua alma.
Sou feliz por ter nascido em um país
Que canta, dança e é feliz. 


Alex Atala é um chef brasileiro, personalidade da gastronomia reconhecida internacionalmente, responsável por introduzir com maestria na gastronomia internacional ingredientes genuinamente brasileiros.
Carolina Chagas é jornalista e autora de uma série de sete livros de santos lançados pela editora Publifolha. 


Fonte: Site Lafonte Larousse.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Agora a conversa também é na COXIA!



Amigos, colegas, parceiros, colaboradores e seguidores do blog "E a conversa chegou na cozinha":
Esse papo é tão bom que me inspirou a ir para a COXIA também! E agora estou com novo blog, sobre arte e cultura!
Vamos continuar por aqui, mas agora também estaremos na cozinha de lá! Clique aqui e confira o novo blog:
Aguardo vocês! Super obrigado! Abraços

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

2a. Feira Gastronômica do Alto Juvevê!

(Imagem: Divulgação)



Alto Juvevê gastronomia é o mais novo evento gastronômico de Curitiba. Um evento pra reunir as pessoas com o melhor da gastronomia. Confira o Cardápio da 2a. Feira Gastronômica do Alto Juvevê clicando aqui!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

As coisas simples da vida!

(Foto: Davi Mafra)


Imagina você acordando pela manhã, com aquela preguiça... Ou então chegando do trabalho super cansado. Você vai até a sua cozinha e se depara com um delicioso pão caseiro que inspira você a preparar um saboroso café (coado, na cafeteira italiana ou mesmo na máquina de expresso). O ambiente se enche do delicioso aroma da bebida... Você esquenta o leite, e aqui é leite com E maiúsculo! Senta-se a mesa, pega uma fatia de pão, passa a manteiga e degusta cada mordida e gole que se dá! Imaginou? Pois é, o seu dia tem chances de iniciar ou fechar bem melhor desta maneira!...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A espetacular Torta Fria de Evaldo Barros!

(Fotos: Davi Mafra)

Torta fria
Para fechar as postagens do "Encontro Anual com Evil", aqui vai o grande preparo da noite: a Torta Fria, receita mais do que especial que Evaldo preparou (se ficou confuso, o apelido de Evaldo Barros é Evil).
Nosso amigo fez a torta de atum e a de presunto e queijo. Aqui vai a receita básica da torta. Claro que o Evil deu o seu toque especial, mas cada um tem o seu, não é verdade?
Receita:


Ingredientes
1 lata de atum ralado
250 g de maionese
100 g de azeitonas verdes picadas
100 g de palmito em conserva
1 pão para torta fria

Modo de preparo:
Misture o atum, a maionese, as azeitonas e o palmito picado bem miúdo
Monte a torta em uma travessa, alternando fatias de pão e recheio
Cubra a última camada e as laterais da torta com maionese
Enfeite com folhas de salsa
Dica: Se preferir, substitua a maionese por requeijão light

Fonte: Site Tudo Gostoso.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Doces, doces e mais doces!

(Fotos: Davi Mafra)

Bolinhos de maçã
E na reunião anual com Evil, doces não faltaram! Teve esses bolinhos de maçã que Vanda Barros preparou. Massa integral, com maçã, frutas secas e castanha. Para finalizar, Vanda polvilhou açúcar e canela. Ficou delicioso para saborear com café passado na hora! Segundo a autora da receita, não é muffin ou bolinho da moda, é bolo integral de maça mesmo feito em formas individuais!

Bolo de Coco

Joseane Martinez preparou esse  Bolo incrível que só de olhar dá água na boca. Massa molhada com leite de coco, coberto com uma generosa camada de  coco. Experimentei um pedaço na hora e trouxe outro para comer no café da manhã do dia seguinte. Foi uma excelente pedida!

Banoffi
E eu não poderia deixar de preparar a já famosa Torta Banoffi e brindar meus caros amigos com essa tentação irresistível!
Para saber como se prepara esta receita, confira nossa postagem anterior e surpreenda quem você deseja com essa maravilha:
Torta de Banana - Bananoffi

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Mousse de chocolate fácil de fazer!

(Fotos: Davi Mafra)

Quer uma dica de uma sobremesa gostosa e fácil de fazer? Pois então lá vai: Mousse fácil de chocolate ou a falsa mousse de chocolate (pois não vai clara em neve)!

Receita:
Ingredientes: 400 gramas de doce de leite (cozido ou comprado pronto), 400 gramas de creme de leite (pode ser de caixinha ou fresco), 8 colheres de cacau (mais amargo) ou chocolate em pó (sabor mais adocicado), cálice de conhaque ou licor e cerejas em calda.
Modo de preparo: misture o doce de leite, o creme de leite e o cacau/chocolate na batedeira. Adicione o licor/conhaque. Acrescente as cerejas a gosto. Na hora de servir, polvilhe um pouco de cacau/chocolate por cima, para finalizar.

E está pronta esta mousse!!! Saboreie com moderação, rs!!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Os surpreendentes damascos recheados de Evaldo Barros!!!

(Fotos: David Mafra)


E na Reunião anual com Evil, o nosso amigo seguiu mais uma tradição e elaborou seus famosos damascos recheados! Surpreendente na apresentação e no paladar! Simples no preparo e delicioso no sabor, esta é uma pedida mais do que indicada para quem quer fazer bonito e surpreender seus convidados! A receitinha é simples:
Ingredientes: damascos secos, cream cheese, sementes de papoula. Modo de preparo: abra os damascos, recheie-os com o cream cheese a gosto e polvilhe sementes de papoula para finalizar. Guarde-os na geladeira até o momento do consumo e sirva-os numa tigela, prato ou bandeja decorada! É delicioso!!

Tira gosto

Sempre é uma ótima sugestão para acompanhar a conversa e as bebidinhas em geral é reunir uma boa variedade de petiscos (como sementes e tira gostos) e servir no início da reunião ou antes do jantar. Mas cuidado, não exagere na dose, se não os convidados se saciarão e não aproveitarão o restante das opções do cardápio!!!
Comidinhas


Vanda Barros, além de  ter sido nossa anfitriã, esmerou-se  na elaboração de  pratos para nos receber. Como num passe de mágica apareceram os mais variados quitutes  incríveis como estes fantásticos  mini cuscuzes de palmito,  receita que segue a tradicional forma de preparo, mas com toques especiais  da nossa cozinheira da noite!


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Comidinhas: Patê de Gorgonzola

(Imagens: Davi Mafra)

E no Encontro Anual com Evil teve comidinhas, pratos fartos e doces tentadores para tirar qualquer um da dieta, do sério e do seu estado mental habitual.
Marcilene Moraes levou o patê de gorgonzola, acompanhado de torradas feitas na hora, quer mais? Só um bom vinho para acompanhar e a gente pra se "regalar"! E como fazer o patê? Simples, fácil e prático.

Receita:

Ingredientes: creme de leite fresco (calórico, engordativo e muito, muito saboroso), um pedaço de queijo gorgonzola (calórico, engordativo e muito, muito saboroso).

Modo de preparo: numa tigela, despeje cerca de 100g creme de leite fresco (também conhecido como nata) e acrescente, aos poucos, o gorgonzola, misture de forma a criar homogeneidade e experimente, veja se a quantidade de queijo está de acordo com o seu paladar!

Você pode usar mais creme de leite e queijo, de acordo com a quantidade que deseja fazer! Minha amiga Alessandra Serednyakova prepara o patê com maionese caseira (feita por ela mesma). Há quem prefira iogurte natural.  Bem, sugiro que você experimente o que achar melhor e se delicie com essa maravilha! Bom appetit!!!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ENTRE AMIGOS: ENCONTRO ANUAL COM EVIL!!!

(Fotos: Davi Mafra)

Penna, Joseane, Henrique, Marci, Evil, e os anfitriões Luisa, Marcio e Vanda!
Mais um ano se inicia e a felicidade é que, seguindo a tradição de décadas (não vamos entrar na polêmica de quanto tempo faz), um novo encontro com nosso queridíssimo amigo Evil (também conhecido como Evaldo Barros) ocorre!
E foi isso que aconteceu agora em janeiro, na residência dos representantes da família Barros!
Comes & bebes não faltaram! Nos deliciamos numa tarde de verão tipicamente curitibana (com tempo nublado, garoa, temperatura variável e até sol!!!).
Bebidinhas diversas, pratos deliciosos e muita inspiração gastronômica guiaram as nossas degustações nesta tarde de sábado. Aqui vão alguns dos momentos clicados. Receitas serão reveladas nos próximos posts, mas claro que não todas. Afinal, o segredo faz parte da alma do negócio; ou melhor, de todo bom prato!!!

Mesa especialmente
preparada.
Porcelana tradicional
de família Barros.
O dia também teve inauguração
da parreira da casa!













Bebidinhas refrescantes
para acompanhar os pratos.
Quitutes
saborosíssimos.
E também teve a doçura do
Valentim!!!















Como é gostoso estar entre amigos! Como é bom poder desfrutar de uma mesa farta de afeto e carinho! Que delícia poder experimentar invencionices especialmente preparadas para receber nosso querido amigo Evil! Melhor ainda saber que a partir de agora o teremos mais perto de nós e que os encontros serão mais frequentes! Bem-vindo de volta Evil! Desejamos toda a felicidade do mundo para você! E bom retorno!!!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

O QUE COMER NO CARNAVAL

(Imagem: Davi Mafra)

Carnaval é sinônimo de folia, não é mesmo? Mas a folia fica longe da sua alimentação, ok?

Coloco umas dicas para vocês tomarem cuidado com a alimentação e terem muita disposição para pular muito neste Carnaval!
-alimente-se a cada três horas com pequenas porções, tendo várias refeições no dia;
-consuma frutas, verduras e legumes. Pois, eles são alimentos ricos em vitaminas e minerais que repõem os principais nutrientes perdidos com o suor e com o desgaste físico;
-evite ingerir alimentos de origem duvidosa e em locais com higiene pouca higiene, para não sofrer depois com as doenças gastrointestinais;
-não deixe de fazer sua higiene pessoal, lave sempre as mãos antes e depois de comer e quando usar o sanitário;
-aumente seu consumo de líquidos, com água, sucos, água de coco e bebidas isotônicas, para evitar a desidratação;
-consuma mais carboidratos como: batata, arroz (branco ou integral) e massas com pouco molho e etc;
-evite refeições pesadas com: molhos cremosos, carnes e queijos gordurosos, pois estes, devido a gordura dificultam a digestão, dando a sensação de peso no estômago;
-durma de 6 a 8 horas ao dia (de dia ou de noite!), para se recuperar da folia;
Pequenas dicas para você não perder nenhum dia de Carnaval! E agora um exemplo de cardápio para você seguir (se você quiser):

Para o Café da manhã
- Frutas picadas (banana, mamão, morango, por exemplo) com iogurte natural desnatado ou iogurte de frutas light + 2 torradas integrais com requeijão light + 1 copo de leite de soja natural ou com sabor (de acordo com sua preferência);
ou
- Sanduíche: pão de fôrma integral, queijo branco e peito de peru defumado ou blanquet + 1 copo de suco natural de fruta (laranja, melancia, maracujá, acerola);
ou
- Vitamina de leite desnatado + banana picada congelada + maçã e aveia e 3 biscoitos de água e sal ou de leite (sem recheios).

Para o Almoço ou Jantar
- Peixe grelhado ou assado com batatinhas cozidas ou assadas e brócolis e cenoura no vapor;
- Arroz integral com frango cozido ou grelhado e saladas de alface com cebola, palmito e beterraba;
- Macarrão ao sugo + bife grelhado+ saladas diversas (tomate, acelga, pepino japonês).
para os Lanches dos intervalos
- Barras de cereais, ou granola (3/4 de xícara de chá);
- Frutas (maçã, banana, melão, melancia) ou frutas desidratadas (uva passas, maçã);
- Sucos naturais, água de côco, mate com suco de limão geladérrimo!

Fonte: Alimentese

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Qual é a melhor tábua de corte: de madeira, de plástico ou de vidro?

(Foto: Davi Mafra)

Chefs de cozinha ensinam como usar o utensílio e fugir de bactérias e contaminações

Fazer uma comida gostosa para a família e os amigos é sempre um ritual especial para quem gosta de cozinhar. No entanto, quando o assunto é culinária, cuidados com a higiene devem entrar para a lista de  prioridades.
Que tábua de corte você usa para preparar carnes, legumes e temperos - ou na hora de cortar aquele chocolate ou as frutas para a sobremesa?

Se você escolheu o utensílio de plástico, ganhou pontos.

Mas, se a tábua de madeira for o item mais utilizado em sua cozinha, está na hora de tomar medidas emergenciais e aposentá-la imediatamente.

O comércio do utensílio desse material ou o seu uso em bares e restaurantes é proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao cortar os alimentos, é normal o fio atingir também o utensílio de madeira.

Nessas ranhuras, vão se acumulando microrganismos e restos de alimentos praticamente imperceptíveis. E é muito difícil retirá-los na lavagem.

Essas bactérias ficam ali por longos períodos e podem contaminar facilmente outros alimentos, causando doenças.

Já as tábuas feitas de plástico, vidro e polietileno são mais fáceis de lavar e de usar.

Para completar, você pode dar um toque charmoso à cozinha, com itens coloridos.

Segundo o chef Daniel Cotrim, dono do bar paulistano Serafim, a tábua de polietileno é a mais indicada.

- É a melhor. É feita de material higiênico e de limpeza fácil. Tem preço acessível, bom tamanho e durabilidade.
Saiba como lavar, secar e deixar a tábua sempre em ordem

Rose Salami, proprietária do restaurante paulistano Bambu, dá algumas dicas para conservar o utensílio em boas condições por mais tempo.

- Logo após o uso, a tábua deve ser lavada. Para durar bastante, sempre coloque o item em locais secos e nunca em lugares quentes.

No restaurante francês Freddy, o chef Pedro José de Santana conta que coloca a tábua para escorrer, depois de lavada.

Ele, então, pendura o item em um local longe da umidade para não ter problemas com bactérias e fungos mais tarde.

Rose lembra ainda que o corte de alguns alimentos requer cuidados especiais. Cenoura, beterraba e pimentão podem colorir a tábua. Por isso, lave imediatamente.

Cotrim sugere que, caso o produto fique amarelado ou surjam  pontos pretos na sua superfície, o ideal é mergulhar a tábua em uma solução de cloro. Com essa medida, o utensílio pode até voltar à cor natural.

- O recomendado mesmo é ter várias tábuas para utilidades diferentes. Uma só para carne, outra para cortar uma fruta e por aí vai. Principalmente para evitar contaminação.

Ulisses Gonçalves, chef do restaurante Josephine, ensina a medida certa para a solução de água e cloro na hora de higienizar o utensílio: após o uso, mergulhe a tábua por 30 minutos em água sanitária. Para meio copo de água sanitária, coloque 2 l de água, assim, a limpeza será mais profunda.

Na hora de entrar em ação, o chef Ricardo Fittipaldi, do restaurante Colette, tem uma dica para que a tábua não escape das suas mãos: coloque um pano-de-prato debaixo dele. Assim, terá mais firmeza.

Em seu restaurante, ele criou mais um método mais seguro que você pode copiar e fazer em casa.

- Respeitamos as cores de tábuas para cada tipo de produto. Para carnes vermelhas, usamos a tábua dessa cor. A verde serve para o corte de verduras, legumes e frutas. A amarela é utilizada para corte de aves. Já a de cor azul é dedicada aos peixes e frutos do mar.

Com as dicas dos chefs de cozinha, adote os métodos, compre itens baratos, seguros e mantenha a higiene em dia.

Fonte: Site R7

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Os 10 tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde

(Imagens: Davi Mafra)


O que não mata, engorda, diziam nossas mães. Ou nós mesmos, quando queremos comer o salgadinho que caiu no chão. O problema é que algumas coisas não só engordam (e muito), como também podem matar aos poucos.
Mas não precisa ficar desesperado. Isso que não quer dizer que não podemos mais comer aquela porção de batata frita ou aquele docinho na sobremesa.  “Nada é proibido, mas esses alimentos devem ser consumidos com menor frequência. Uma medida razoável é incluir um deles no cardápio uma vez por semana. Mas só um deles. Comer cachorro-quente com batata frita, por exemplo, nunca”, explica Flavia Morais, coordenadora do departamento de nutrição da rede de produtos naturais Mundo Verde. A dica dela é olhar o rótulo do produto para checar seus ingredientes. E fique atento: o primeiro item da lista de ingredientes, geralmente, é o que está presente em maior quantidade na comida. Portanto, se açúcar ou gordura estiverem no topo da lista na embalagem, talvez seja melhor procurar uma opção mais saudável.
Com a ajuda de nutricionistas, listamos os 10 tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde.  Cuidado com eles!

1- Refeições prontas congeladas

Você chega em casa morrendo de fome e está cansado demais para cozinhar algo. Então, olha para o microondas, lembra-se da lasanha congelada que tem no freezer e bendiz essa tecnologia linda que facilita a sua vida. Mas é bom não se empolgar tanto. Esse tipo de alimento semi-pronto é rico em gordura saturada, que faz subir os níveis do colesterol ruim e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.  “Tais refeições também são ricas em sódio que, em excesso, pode ocasionar aumento da pressão arterial”, afirma a nutricionista Thais Souza. Resolveu trocar pela pizza? Não adianta. O risco é, basicamente, o mesmo.

2- Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame)

Calma, vinho pode.
Ok, você não é adepto dos congelados, mas adora um lanchinho de mortadela. Ou um cachorro-quente. Sentimos informar, mas você não está em uma situação melhor, não.   “Esses alimentos à base de carne, conhecidos como embutidos, foram inventados para facilitar as preparações e aumentar o prazo de validade do alimento. O problema é que eles possuem maior teor de gordura saturada em relação à carne natural”, explica Thais Souza. Esse tipo de gordura, encontrado principalmente em produtos de origem animal,  traz riscos à saúde quando ingerido em excesso, pois estimula o aumento dos níveis de colesterol e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os embutidos também contêm excesso de sódio  – o que pode provocar pressão alta – e corantes – que podem causar alergias e problemas no estômago. Por fim, ainda há ali muitos conservantes, como o nitrito e o nitrato. No nosso organismo, eles são convertidos em substâncias potencialmente cancerígenas.

3- Caldos e temperos industrializados

Decidiu cozinhar? Bom para você. Mas vai aqui outra dica: faça seu próprio tempero e esqueça os industrializados. Eles possuem altos teores de sódio e glutamato monossódico. O sódio, se consumido além dos limites diários recomendados, pode levar ao desenvolvimento da hipertensão ou piorar o problema se ele já existe. O problema do glutamato é ainda pior: estudos têm mostrado que o nosso organismo o utiliza como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e seu consumo tem sido associado com dificuldades de aprendizado, Mal de Alzheimer, Parkinson e câncer.

4- Biscoito recheado

Essas pequenas tentações com recheio de chocolate, morango ou o que for são inseparáveis de tardes ociosas na frente da televisão assistindo a algum filme sobre uma galera do barulho aprontando altas confusões. “Carregadas com açúcares, essas pequenas guloseimas possuem densidade energética assustadora”, diz o nutricionista Rafael Moreira Claro, Pesquisador do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. Além do excesso de açúcar, os biscoitos recheados ainda contêm muita gordura saturada, o que favorece o aumento do LDL (o “colesterol ruim”) e a diminuição do HDL, considerado o “colesterol bom”. O desequilíbrio nas taxas de colesterol é fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares graves. E, para completar, os aditivos usados para dar cor a essas bolachas também são prejudiciais à saúde e estão associados à hiperatividade e déficit de atenção.

5- Salgadinhos

É isso mesmo. Outra delícia perigosa que adoramos consumir em momentos de ócio. Os salgadinhos também são fontes de glutamato monossódico, aquele  sal sódico que cria um sabor mais encorpado ao produto. Mas você já viu lá no item 3 do que esse composto é capaz.

6- Refrigerante

 “Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo”, afirma Thais. As variações cola, em especial, têm uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam a liberação do cálcio e o consequente enfraquecimento dos ossos, facilitando a incidência de doenças como a osteoporose. “Além de ser rica em açúcar, a bebida tem a capacidade de enganar os sistemas orgânicos relacionados ao controle das calorias ingeridas, apresentando íntima relação com o ganho excessivo de peso e a obesidade”, acrescenta Rafael Claro.
E, a menos que você seja diabético, não adianta tentar os diet – eles são ainda piores! “Refrigerantes contêm muitas substâncias químicas, mas pelo menos são feitos com açúcar, que é algo que o corpo reconhece e pode digerir. Já os refrigerantes diet, além de todas essas substâncias, ainda contêm aspartame como adoçante. Sua metabolização gera metanol, substância tóxica para os neurônios que, em excesso, provoca degeneração neural e está relacionada a doenças como mal de Alzheimer”, explica Flavia Morais.
Carlos Gouvêa, presidente da Associação Brasileira da Indústria Brasileira para Fins Especiais e Gongêneres, discorda. Para ele, o resíduo de metanol que resulta da metabolização do aspartame não é o suficiente para fazer mal à saúde. “Mesmo com a ingestão do aspartame na dosagem máxima diária recomendada, estamos falando de uma dose 200 vezes inferior à considerada tóxica para o ser humano. Apenas 10% em massa do aspartame (que já é usado em quantidade 200 vezes menor que o açúcar) resulta em metanol no intestino delgado”, diz Gouvêa. E completa: “Os adoçantes aprovados pela ANVISA para uso em bebidas no Brasil tiveram sua segurança confirmada por órgãos internacionais de referência no assunto e sua recomendação de uso não se limita a diabéticos mas a qualquer um que queira controlar a quantidade de açúcar ingerida.”.

7- Frituras

Mesmo que você use óleo vegetal de boa qualidade para fritar suas batatas ou bife, comer alimentos fritos faz mal. A fritura faz com que ocorram alterações químicas no óleo utilizado, deixando de ser uma fonte de gordura insaturada (no caso dos óleos vegetais), fundamental para nossa saúde, e dando lugar à gordura saturada, que em excesso pode causar diversas doenças. Esse processo pode também promover a formação da gordura trans, que está diretamente relacionada ao aumento de doenças cardiovasculares e à piora do quadro de saúde de uma maneira geral. Além disso, o calor extremo estraga a estrutura química da molécula de gordura, produzindo uma substância potencialmente cancerígena chamada acroleína.

8- Churrasco

 Ok, fritar é ruim. Mas tome cuidado quando decidir fazer um churrasco também. Nesse caso, o problema está no processo de preparação, e não com o alimento: segundo a nutricionista Thais, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno.

9- Margarina

De novo, o colesterol. A maior parte das margarinas é feita com óleos vegetais líquidos hidrogenados – que são gordura trans. Essas gorduras não são reconhecidas pelo organismo, que não o metaboliza. Isso provoca acumulação de gordura na região abdominal e promove o aumento dos níveis de colesterol ruim e do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

10- Açúcar

“O açúcar, em especial o refinado, é 100% caloria, sem valor nutricional”, afirma a nutricionista Thais. Sim, ele torna a vida e os alimentos mais doces e tudo mais. Mas, quando consumido em excesso, é armazenado em nosso corpo sob a forma de triglicérides, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, por ser calórico, pode levar à obesidade e, com ela, aumentar o risco de diabetes, hipertensão e dislipidemias.
Segundo os nutricionistas, tanto a sacarose (açúcar de mesa) quanto os açúcares de uso industrial estão relacionados à má qualidade da saúde. Então, já viu: nada de adoçar demais o cafezinho.